Continua após publicidade

Os detalhes do novo protocolo de calor, que pode cancelar eventos no Rio

Classificação tem 5 níveis e vai orientar a população carioca como agir; ondas de calor extremo ganharão nomes, como acontece com tempestades no exterior

Por Da Redação
Atualizado em 1 jul 2024, 16h14 - Publicado em 1 jul 2024, 14h02
protocolo-de-calor-centro-de-operacoes-rio-prefeitura
Protocolo de calor: classificação das temperaturas será: altas (36ºC a 40ºC), muito altas (40ºC a 44ºC) e extremas (acima de 44ºC).  (Marcelo Piu/Prefeitura do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

A cidade do Rio conta, a partir desta segunda (1), com um protocolo de calor estabelecendo alertas e ações públicas nos períodos em que a cidade estiver sujeita a altas temperaturas. Um dos objetivos é evitar casos como a morte de uma fã da cantora Taylor Swift, no Estádio Nilton Santos, em novembro do ano passado, devido à alta sensação térmica durante o show da artista. Agora, Assim como acontece com os estágios operacionais, o Centro de Operações Rio (COR) vai divulgar para a população o índice “Nível de Calor – NC”. A classificação terá cinco níveis de risco – de NC1 a NC5 -, baseados no índice de calor, que varia em função da temperatura e da umidade relativa do ar registradas na cidade.

+ Tragédia no Sul acelera corrida contra o (mau) tempo no Rio

“Nos três primeiros níveis, o que faremos é troca de informações com a população. A partir do NC4 e, no caso do NC5, com temperaturas maiores de 44 graus por três dias consecutivos, poderemos tomar algumas medidas, desde interrupção de atividades e possibilidade de cancelar eventos”, explicou o prefeito Eduardo Paes.

Dependendo do nível de risco, o COR emitirá os alertas para a população pelos principais canais de comunicação do órgão e da Secretaria de Saúde: site, redes sociais, aplicativo e demais canais de relacionamento com a imprensa. A classificação das temperaturas será: altas (36ºC a 40ºC), muito altas (40ºC a 44ºC) e extremas (acima de 44ºC).

+ Como funciona o acordo de cooperação do Centro de Operações com o Galeão

Outra novidade é que, a exemplo das tempestades e furacões em alguns países, as ondas de calor extremo cariocas vão ganhar nomes. A metodologia tem o objetivo de garantir uma comunicação eficaz com a população e evitar erros no momento da divulgação das informações. Foram buscados os 200 nomes mais comuns no Brasil, além dos 50 em inglês e espanhol. Foram selecionados os nomes mais curtos, fáceis de pronunciar e recordar. Serão selecionados 10 nomes por ano. Os nomes não utilizados poderão ser utilizados novamente, enquanto os nomes já usados não retornaram para a lista.

Continua após a publicidade

 

Conheça os níveis de risco:

NC1 – Neste primeiro nível, não há previsão de altos índices de calor. A cidade continua com sua rotina normal.

NC2 – Quando há previsão ou registro de altos índices de calor (36ºC a 40ºC) por um ou dois dias consecutivos. Neste nível, o COR irá coordenar e disseminar informações sobre os sintomas de exposição ao calor e orientar a população com o apoio técnico da Secretaria de Saúde.

NC3 – Acontece quando há registro de índices de calor alto altas (36ºC a 40ºC) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. O COR fará o reforço da comunicação, de forma mais intensa. As informações deverão ser disponibilizadas em todos os canais de comunicação do COR, tais como, site, aplicativo, redes sociais, mobiliário urbano, além da comunicação direta aos veículos de comunicação e imprensa.

NC4 – Quando houver registro de índices de calor muito alto (40ºC a 44ºC) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Neste nível, o COR vai orientar a população para realizar adaptações das rotinas expostas ao calor extremo com o objetivo de preservar a população dos impactos das ondas de calor.

Continua após a publicidade

Entre as ações a serem adotadas nestes casos, há a indicação de equipamentos públicos já existentes com ar-condicionado ou refrigeração para servirem como pontos de resfriamento; orientação de refrigeração ou sombreamento adequado. Também poderá ser ampliada a oferta de estações de hidratação ou distribuição de água em locais de acolhimento das populações mais vulneráveis.

No caso dos eventos de grande porte, há a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte, megaeventos em áreas externas, caso estes não se ajustem. Neste nível também poderá haver a suspensão de atividades realizadas em áreas externas para transferência para espaços sombreados ou internos. Todas as ações serão orientadas pelo Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo e aprovadas pelo prefeito da cidade.

NC5 – O nível de alerta maior é o cinco (NC5), quando houver índices de calor extremos (acima de 44ºC) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Neste nível, as atividades de risco para calor extremo que não puderem ser interrompidas para proteger a população. Haverá a divulgação de boletins meteorológicos a cada seis horas, além de um boletim epidemiológico em até 72h após o fim da onda de calor.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Nessa situação, estão previstas medidas como a abertura de unidades municipais para serem utilizadas como pontos de resfriamento, a possibilidade de reagendamento de eventos de médio e grande porte, suspensão de atividades ao ar livre em escolas, entre outras. Além disso, o calor extremo poderá levar à suspensão de trabalhos ou atividades esportivas ao ar livre. Todas as ações serão orientadas pelo Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.