Continua após publicidade

Como funciona o acordo de cooperação do Centro de Operações com o Galeão

Parceria prevê protocolos operacionais para cenários de risco que afetem a rotina da cidade, além da criação de uma rotina de simulados

Por Da Redação
27 jun 2024, 19h50
Centro de Operações Rio
Centro de Operações Rio: concessionária que administra aeroporto terá um posto de trabalho dentro das dependências do COR durante eventos de grande porte (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) e o Aeroporto Internacional Tom Jobim trocar informações que possam otimizar a operação de ambos, em situações de crise e emergência. É o que garante um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado nesta quarta (26) pelo chefe-executivo do COR, Marcus Belchior, e pelo diretor de operações do RIOgaleão, Dimas Salvia.

+ Está aberta a temporada de baleias no Rio; veja vídeos e fotos

Agora, a concessionária passará a contar com um posto de trabalho dentro das dependências do centro de operações durante eventos de grande porte. O acordo prevê ainda o desenvolvimento de protocolos operacionais para cenários de risco que afetem a rotina da cidade. Além disso, será criada a rotina de simulados e apoio as ações em caso de ocorrências atípicas. O prazo do ACT é de dois anos, podendo ser prorrogado por ambas as partes por até outros cinco anos.

“O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro é a principal porta de entrada da cidade. Me parece muito compatível que estejamos assinando esse ACT para que agora ele também esteja presente nesse grande ecossistema que é o Centro de Operações. Quanto mais a cidade estiver conectada ao COR, mais rápida será a resposta operacional da prefeitura do Rio em dias grandes ocorrências”, destacou Belchior.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O acordo chega em boa hora, quando, por conta das férias de julho, de eventos como o Rock in Rio e a reunião da cúpula do G-20, assim como pelo réveillon, o movimento no Galeão está turbinado. A expectativa da RIOgaleão é que, até o fim do ano, passem por lá 14,2 milhões de passageiros, quase o dobro do contabilizado em 2023 (7,9 milhões) e se aproximando de 2018 (15 milhões). Só de janeiro a maio de 2024, o movimento já alcançou 5,6 milhões de pessoas chegando e saindo da cidade. Só em julho, o número de voos cresceu 126% em relação ao mesmo mês do ano passado. “O Rio tem vivido um grande ano em 2024, já tendo passado pela Alta Temporada de Verão e o Show da Madonna, que contou com uma megaoperação do RIOgaleão para receber os turistas na cidade”, lembrou Salvia. “Nesse sentido, o Acordo de Cooperação Técnica mantém o compromisso da concessionária com a segurança em questões emergenciais, buscando uma melhoria contínua no atendimento ao público, além de reforçar o nosso papel como motor da economia do estado do Rio de Janeiro“, acrescentou ele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.