Continua após publicidade

Policiais terão que usar câmera em uniforme após ação no Jacarezinho

Medida foi aprovada nesta quarta (12) pela Alerj, seis dias após a operação policial mais letal da história do Rio, e segue para sanção do governador

Por Redação
Atualizado em 13 Maio 2021, 12h57 - Publicado em 13 Maio 2021, 12h57

Com 34 votos favoráveis, foi aprovada nesta quarta (12) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), uma lei que determina a instalação de câmeras nas aeronaves e nos uniformes de agentes de segurança no estado.

O projeto é aprovado seis dias após a ação policial mais letal da história do Rio, na comunidade do Jacarezinho, e segue para o governador Cláudio Castro, que tem até quinze dias para sancioná-lo ou vetá-lo. A votação já estava marcada antes da operação.

+O carioca sonha: Paes promete vacinar toda a população até outubro

A medida é uma atualização da lei sancionada em 2009, que obriga o Governo do Estado a instalar câmeras nos veículos de Segurança Pública e Defesa Civil, que não vinha sido cumprida.

Segundo texto, a nova proposta deverá ser implantada de forma gradativa, estabelecendo no máximo dois anos para que metade do efetivo seja implantado. Serão destinadas 1 600 para a Polícia Militar, 765 para o Programa Segurança Presente, 100 para a Polícia Civil e 43 para os bombeiros.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“O policial em atividade é o próprio Estado atuando. A instalação de câmeras nas viaturas já se mostrou como fator fundamental para a produção de provas em casos em que policiais se envolveram em ocorrências cujo esclarecimento só seria possível a partir de relatos de testemunhas, muitas vezes inexistentes”, afirma o deputado estadual Carlos Minc (PSB), autor do projeto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.