Cartas marcadas: das passarelas aos bares, tarô conquista os cariocas
Estética mística se populariza na cidade e ganha adeptos na moda, nas areias, na alta joalheria e na coquetelaria

Dois meses depois de reunir 2,1 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, batendo seu recorde de público, Lady Gaga deu início à turnê Mayhem Ball, em Las Vegas. No site da cantora, o espetáculo começa antes mesmo da primeira música: um baralho de tarô despenca na tela e convida os fãs a um jogo enigmático. “Você vai desaparecer, ascender ou queimar? As cartas sabem. Descubra a letra do seu destino”, avisa a mensagem, em letras góticas. Ao clicar, surgem três cartas, como o Louco, o Eremita e a Lua, cada uma associada a um hit da diva. Esses mesmos símbolos esotéricos aparecem no álbum e no palco da nova turnê. A estética mística também vem dando o tom em outros cenários – os da moda, do design e até da coquetelaria. Nas ruas do Rio, é cada vez mais comum encontrar roupas, joias, cangas e objetos de decoração adornados com figuras do tarô. “Essa estética, aliada ao fascínio pelo mistério e ao desejo de espiritualidade, conta uma história visual. O tarô, portanto, é uma forte referência na moda”, analisa a taróloga Adriana Kastrup.
![Veja Rio [2955] abre pg-26 Estética mística: símbolos esotéricos ganham protagonismo na moda](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/08/Veja-Rio-2955-abre-pg-26.jpg?quality=70&strip=info&w=650)
Estampados em vestidos, camisas, quimonos, macacões, pareôs e capas de almofadas, ícones do baralho esotérico foram ressignificados na coleção Oráculo do Imaginário, lançada em julho pela artista visual Carolina Burgo, dona da Loja Prosa, em Botafogo. O ponto de partida para criar os desenhos foi colocar no papel imagens que apareciam nos seus sonhos, como uma mulher dançando com o fogo, metáfora para momentos decisivos na interpretação da estilista. “Percebo um movimento coletivo de pessoas que estão se sentindo perdidas, sem propósito no trabalho e nas relações. Elas recorrem a qualquer coisa que aponte um caminho. Foi um processo terapêutico criar peças que tocam nesse lugar íntimo e pessoal”, observa Carolina.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

+ Luxo do luxo: encontro discute sustentabilidade neste elegante mercado
Alta Joalheria: brincos da Sauer fazem referência às cartas da estrela e da luaO tarô tradicional tem 78 cartas, sendo 22 os arcanos maiores – personagens que representam grandes arquétipos da existência. Eles serviram de base para a atriz Natalia Dal Molin, de 38 anos, criar uma série de cangas e lenços na coleção La Fuerza Son Los Amigos. Cada peça foi associada a uma personalidade feminina: Fernanda Torres virou a Imperatriz; Clarice Lispector, a Papisa; Rita Lee, a Louca; e Xuxa, o Sol. “O baralho é uma forma de escuta, expressão e intuição. Cada carta tem um espírito, um sentimento, uma emoção. O trabalho foi associá-los a essas mulheres”, explica Natalia. As joias também embarcaram na tendência. A Sauer lançou uma coleção inspirada nos arcanos, com peças como espadas de esmeralda, rodas da fortuna em opala e brincos de ouro com diamantes. “Partimos da premissa de que uma joia é muito mais do que um adorno. Pode ser um talismã, um escudo, um espelho ou uma bússola emocional”, explica Stephanie Wenk, diretora criativa da marca. “Não nos interessava ilustrar literalmente, mas traduzir a essência do tarô de forma sensível”, complementa.

A popularidade das figuras alegóricas que podem definir destinos é tanta que elas estão em alta até nos bares. A cervejaria Hocus Pocus, com sede em uma charmosa casa em Botafogo, lançou três rótulos inspirados nos arcanos. Um deles, A Força, é uma IPA com lúpulo americano, notas de rum, caramelo e abacaxi. Já o Spirit Copa Bar, dentro do hotel Fairmont, em Copacabana, aposta na experiência What’s Your Spirit? (“Qual é o seu Espírito?”). A carta de drinques é apresentada em forma de baralho e sugere deixar ao acaso a escolha do coquetel. Entre as dez receitas criadas pelo mixologista Cassiano Melo está o Presente de Isabel, combinação de cachaça, maracujá, cajá, cardamomo e limão-siciliano. “A sorte é lançada ao abrir o baralho e descobrir a combinação que o universo reservou”, brinca Melo. Façam suas apostas – mas bebam com moderação!
