Xô, insônia! Novo livro ensina táticas para pegar no sono
Lançado pelo pneumologista fluminense Gleison Guimarães, Supersono compartilha dicas que prometem ser mais eficientes do que contar carneirinhos
Nunca foi tão difícil pegar no sono, é o que mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Sono que aponta 73 milhões de pessoas sofrendo com insônia no país. Além das consequências na concentração e no humor, a briga com o travesseiro pode trazer problemas graves de saúde. O pneumologista fluminense Gleison Guimarães, que acaba de lançar o livro Supersono (Editora Gente, R$ 59,90), ensina dicas que prometem ser mais eficientes do que contar carneirinhos.
1- “A regra é 8, 4, 3, 2, 1: evite cafeína oito horas antes de deitar, exercícios quatro horas antes, alimentação três horas antes, atividades de trabalho duas horas antes, telas uma hora antes.”
2- “O travesseiro deve ser adequado à posição em que a pessoa costuma deitar. Se ela prefere ficar de bruços, ele deve ser baixo e macio. De barriga para cima, o ideal é que tenha mais altura e firmeza média. De lado, prefira um modelo alto para manter a coluna alinhada.”
3- “Crie um ritual de relaxamento, que pode ser a leitura de um livro, uma música suave ou uma meditação leve. Técnicas de respiração profunda também ajudam.”
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui