Clique e assine com até 65% de desconto

Saúde mental: cinco livros que ajudam a lidar com questões emocionais

A pandemia é um período desafiador, que requer resiliência e autoconhecimento. Livros de autoajuda podem ser bons companheiros nessa missão

Por Bruna Motta Atualizado em 12 nov 2020, 17h56 - Publicado em 12 nov 2020, 12h09

A chegada do novo coronavírus causou desgaste emocional para todo mundo. Ansiedade, medo, raiva se tornaram ainda mais comuns no dia a dia das pessoas. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) registrou, somente entre março e abril deste ano, 51 747 novos pedidos para que psicólogos trabalhem virtualmente. O número é superior a todas as solicitações já feitas na história.

+Aniversariantes da quarentena pagam R$ 1,00 no ingresso do Bondinho do Pão de Açúcar

Embora o acompanhamento psicológico seja fundamental, não faltam opções de livros que ajudam a lidar com as questões emocionais. VEJA Rio selecionou os cinco livros de autoajuda mais vendidos na Amazon para ajudar a encontrar um caminho de equilíbrio.

Confira abaixo:

Arrume a Sua Cama – William McRaven

Quando foi convidado para proferir o discurso da aula inaugural dos cursos de graduação da Universidade do Texas, o almirante William McRaven pensou em compartilhar suas lições sobre liderança. Afinal, em 37 anos de carreira na Marinha norte-americana, ele exerceu o comando em vários níveis – inclusive tendo sido o responsável pela missão que capturou Osama Bin Laden. O que ele não imaginava é que o discurso fosse parar nas redes sociais, viralizar e ter mais de dez milhões de visualizações. Impressionado com o impacto, McRaven transformou a palestra em livro. Na publicação, ele resume as dez lições que aprendeu no treinamento das forças especiais.  

+Ameaçado de extinção, macaco-prego-de-peito-amarelo nasce no Rio 

As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera – Haemin Sunim

Continua após a publicidade

Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera é um desses raros e tão necessários livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.

+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra a conferencista e podcaster Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.

Estuda que a Vida Muda – Alex Oliveira

Quem se dispõe a ter uma vida mais saudável consegue ser mais inteligente. Duvida? O livro explica exatamente isso. Durante a leitura, dicas para parar de se autossabotar e desenvolver inteligência financeira. Também há uma sessão dedicada a inteligência emocional e os cinco pilares do autoconhecimento. 

+Produção carioca é indicada a 6 prêmios em festival mundial de websérie 

O Poder do Subconsciente – Joseph Murphy

As técnicas descritas pelo Dr. Murphy baseiam-se em um princípio simples e prático: se você acredita em algo sem restrições e faz um retrato disso em sua mente, remove os obstáculos subconscientes para que seu desejo se concretize. Assim, qualquer um pode transformar em realidade aquilo em que acredita.

Continua após a publicidade
Publicidade