Continua após publicidade

Light, Claro e Tim são os campeões de reclamações no Procon do Rio

Setor financeiro concentra 31,35% das queixas registradas pelo órgão no primeiro semestre de 2022

Por Da Redação
Atualizado em 5 ago 2022, 17h52 - Publicado em 5 ago 2022, 14h30

A Light está no topo do ranking das 20 empresas mais reclamadas pelos consumidores no primeiro semestre de 2022, segundo o Procon Carioca. Com 1982 reclamações (5,13% do total) ela é seguida pela Claro Celular (3,62%), TIM (3,18%). Já a Vivo – Telefônica concentra 3,12% das queixas, e a TAM fica em quinto lugar, com 2,98%. De janeiro a julho foram 43.658 reclamações, e os serviços financeiros se destacam entre as que deixam os consumidores mais insatisfeitos, na lista das 20 áreas mais reclamadas, com 31,35% do total dos registros.

+ O adeus a Jô Soares, carioca, nascido na Zona Norte e tricolor de coração

Só em 2021, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou mais de 80 mil atendimentos ao cidadão. Este ano, entre os principais problemas relatados pelos consumidores no setor financeiro estão compartilhamento irregular de dados pessoais e financeiros, as cobranças irregulares por produto ou serviço não contratado ou solicitado, demandas do SAC sem resolução ou não respondidas e dificuldades ou atraso na devolução de valores e reembolso, além de cobranças indevidas ou abusivas para alteração ou cancelamento de contrato.

“Atento a essas demandas relacionadas ao setor financeiro por parte dos consumidores, o Procon Carioca trabalha no sentido de implantar um Núcleo e Superendividamento, por meio de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio. O processo já está em andamento”, diz Igor Costa, diretor executivo do órgão.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Em segundo lugar entre as áreas mais reclamadas estão os serviços de Telecomunicações, com 14, 95%, e, em terceiro lugar, os serviços relacionados a Transportes, com 10,77% das reclamações. Seguem-se serviços variados, com 9,95% e, depois, setor de Água, Energia e Gás, com 7,93% das reclamações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.