Continua após publicidade

Visitas ilustres: jubartes são vistas no Leblon e robalos voltam à Lagoa

Baleias foram vistas do Mirante do Leblon e depois partiram para a Praia de São Conrado. Mergulhador registra espécies que voltaram a ser vistas na Lagoa

Por Luiza Maia
3 jul 2023, 14h11
Foto mostra baleia mergulhando
Jubartes no Rio: animais são normalmente vistos entre os meses de julho e setembro na orla (Parceiros do Vidiga/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma dupla de baleias jubarte deu um show na manhã do último domingo (2), que foi visto por quem passava pelo Mirante do Leblon, na Zona Sul. Os animais foram vistos por volta das 6h da manhã até as 10h, quando nadaram rumo à Praia de São Conrado.

+ A Lagoa dos sonhos: exposição une passado e futuro com águas despoluídas

Os registros das baleias foram feitos pela página Parceiros do Vidiga. Vale lembrar que as jubartes são comuns por aqui entre os meses de julho e setembro, quando a espécie migra para a região de Abrolhos, na Bahia, em busca de águas mais quentes para se reproduzir.

Compartilhe essa matéria via:

Outro ponto com uma das mais belas vistas da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas também tem ganhado a presença de variadas espécies de peixes e outros animais aquáticos. Segundo o biólogo e mergulhador Ricardo Gomes, que tem registrado a aparição destes animais, peixes com mais de 5 quilos voltaram a frequentar a Lagoa graças ao trabalho de recuperação e despoluição que tem sido feito. Entre as espécies avistadas está o robalo, um dos peixes mais nobres que existem, além da tilápia, do peixe-rei e acará.

Continua após a publicidade
Foto mostra peixe no fundo de lagoa com água esverdeada
Mergulho na Lagoa: com a água mais limpa, peixes reaparecem (Instituto Mar Urbano/Divulgação)

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O reaparecimento dos animais começou após algumas intervenções feitas no sistema de tratamento de esgoto da região. Dois anos atrás, cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia eram despejados na Lagoa. Para melhorar a qualidade da água, a Águas do Rio fez uma série de ações recentes, como a troca de bombas, dos sistemas elétricos, a recuperação do cinturão de rede de proteção no entorno da lagoa, entre outras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.