Continua após publicidade

Icaraí virou Icaraíbe: praias da Baia de Guanabara têm água cristalina

Sem chuvas desde antes do carnaval, o mar por ali anda bem mais claro que o comum. No caso de Niterói, o paraíso inclui banho permitido pelo Inea

Por Da Redação
11 mar 2022, 14h48

Sem chuvas desde antes do carnaval, as praias da Baía de Guanabara têm surpreendido os banhistas com águas bem mais claras que o comum. Algumas, como a de Icaraí, em Niterói, estão próprias para banho. Os mais empolgados já comparam aquele trecho da orla com o mar do Caribe, o que rendeu o apelido de Icaraíbe. Já as praias do Flamengo e de Botafogo, na Zona Sul, seguem impróprias.

+ Imagens do Rio vão de cartões postais a livros didáticos da rede municipal

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a coloração cristalina nas águas se deve à redução do carreamento de resíduos dos canais de drenagem e das galerias de águas pluviais para a Baía de Guanabara, devido à ausência de chuvas nos últimos dias. “Devido ao fenômeno, também ocorre a diminuição das vazões dos rios da bacia hidrográfica do entorno da Baia de Guanabara, deixando as águas das praias da baia visualmente mais claras”, explicou o instituto ao Globo, em nota.

Para o oceanógrafo David Zee, no entanto, apenas a ausência de chuvas não seria o suficiente para deixar as águas mais claras. De acordo com o pesquisador, o fenômeno também tem relação com o aumento da poluição na região da Baía de Guanabara, que recebe as águas interiores, dos rios, com muito lixo e sujeira para a região mais interna da baía — parte localizada após o afunilamento onde fica a ponte Rio-Niterói: “Quando a água doce começa a encontrar a água salgada e vai trazendo aquele lixo, a parte sólida deposita no fundo. A parte de cima “flocula”, criando uma barreira. A água do oceano, que é limpa, não consegue entrar mais e empilha, causando a falsa impressão de transparência — explica.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

De acordo com o boletim de balneabilidade do Inea registrado na última segunda (7), as únicas praias impróprias para banho na cidade do Rio de Janeiro são as do Flamengo e de Botafogo. As praias próprias ao banho, no Rio, são Barra da Guaratiba, Recreio, Grumari, Pontal de Sernambetiba, São Conrado, Vidigal, Joatinga, Pepino, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha e Urca. Em Niterói, as praias recomendadas ao banho são Gragoatá, Boa Viagem, Flechas e Icaraí. São Francisco e Charitas também estão próprias, com exceção da região em frente à Rua Caraíbas — na Praia de São Francisco —, e do lado direito do Clube Naval de Charitas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.