Continua após publicidade

Homenagem: projeto de lei nomeia Maria Lenk patrona da natação brasileira

Atleta foi a primeira mulher brasileira a participar das Olimpíadas, em 1932, e a primeira a entrar no Hall da Fama Internacional

Por Luiza Maia
Atualizado em 9 set 2021, 17h50 - Publicado em 9 set 2021, 17h50

Considerada a maior nadadora brasileira de todos os tempos, Maria Lenk (1915-2007) poderá ser oficialmente titulada a patrona da natação no país. A proposta, do deputado Chico D’Angelo, foi aprovada nesta quarta (8) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e encaminhada para análise no Senado Federal.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A atleta foi a primeira mulher do Brasil e da América do Sul a participar dos Jogos Olímpicos, no ano de 1932, em Los Angeles. Em uma época em que a presença feminina no evento ainda era malvista pela sociedade, Lenk competiu ao lado de uma delegação completamente masculina. Nas competições de Berlim, em 1936, também marcou a história das Olimpíadas ao introduzir o nado borboleta em uma prova de peito.

+ Paulinho da Viola: ‘Bolsonaro joga brasileiros contra brasileiros’

No auge da sua carreira, em 1839, Lenk quebrou dois recordes mundiais de 400m e 200m no estilo peito, nas piscinas do Clube de Regatas Guanabara, em Botafogo. Nascida em São Paulo, ela começou a nadar no rio Tietê – na época ainda sem poluição – alcançando já aos dezessete anos um nível internacional.

Continua após a publicidade

Pérola resgatada: teatro do Copacabana Palace será reaberto em novembro

No Rio, além dos recordes conquistados, contribuiu na década de 1940 com a fundação do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O nome da nadadora também é homenageado no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, construído para receber as competições de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.