Outro título: Flamengo é, disparado, o clube mais valioso do Brasil
Estudo leva em conta balanços, pesquisas e potencial de consumo; rubro-negro vale quase três bilhões de reais; Vasco e Flu também estão entre os top 10
O Flamengo é o clube mais valioso do Brasil. Foi a esta conclusão que chegou a empresa Sports Value ao fazer um estudo criterioso das instituições brasileiras dedicadas ao futebol em 2021. O levantamento leva em considera vários fatores para se alcançar o valor final de cada clube – e o rubro-negro carioca foi avaliado em 2,87 bilhões de reais.
Marcelo D2 vai compartilhar bastidores de novo disco em maratona de lives
Para fazer o “valuation”, são considerados todos os ativos dos clubes, sejam eles “circulantes”, como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber. E também os ativos “imobilizados”: estádio, centro de treinamento e imóveis em geral. Há ainda a avaliação do valor da marca – o potencial de mercado e esportivo, e as receitas geradas pelo “nome” do clube.
BBB: Gil do Vigor no Banco Central? A possibilidade existe
O valor total também passa, claro, por quanto vale e ainda podem render os jogadores do time profissional, e os investimentos nas categorias de base, além das receitas que vêm do direito à transmissão das partidas. Veja abaixo a lista dos dez clubes mais valiosos do Brasil:
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
- Flamengo: 2,87 bilhões
- Corinthians: 2,27 bilhões
- Palmeiras: 2,19 bilhões
- São Paulo: 1,77 bilhão
- Internacional: 1,74 bilhão
- Atlétcio-MG: 1, 70 bilhão
- Athletico-PR: 1, 67 bilhão
- Grêmio: 1,54 bilhão
- Fluminense: 1,04 bilhão
- Vasco: 953 milhões