Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Cristo 90 anos: monumento terá iluminação acionada diretamente da Itália

Evento resgata a noite de inauguração, em 1931, quando o cientista Guglielmo Marconi teria enviado um impulso elétrico de Roma para iluminar a estátua

Por Luiza Maia Atualizado em 11 out 2021, 14h02 - Publicado em 11 out 2021, 13h55

Um dos cartões-postais mais famosos e icônicos do Rio, o Cristo Redentor completa 90 anos nesta terça (12). O aniversário ganhará uma série de ações ao longo da semana para marcar a data e parte da programação será celebrada em outro país que marcou sua inauguração. A fim de homenagear a participação italiana na noite de abertura do Cristo, em 1931, será comemorado no próximo sábado (16) o Dia da Itália.

+ Aniversário do Cristo ganha trilha interpretada por grandes nomes

Reza a lenda que a estátua foi iluminada na ocasião devido a um impulso elétrico enviado diretamente de Roma, capital do país europeu. O responsável pelo feito foi o cientista italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), inventor do primeiro telégrafo sem fio, a quase 10 000 quilômetros de distância.

Para chegar ao Corcovado, o sinal teria sido captado por uma estação em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma torre em Jacarepaguá, na Zona Oeste, de onde foi direcionado para o mecanismo que acionava a iluminação da estátua.

+ Covid-19: o que vem por aí de eventos-teste autorizados no Rio

Outra versão histórica do acontecimento, como mostra o livro Redentor do autor Rodrigo Alvarez, mostra que a operação não teria funcionado como o esperado – na verdade, o engenheiro Gustavo Corção teria sido responsável por acionar o interruptor das luzes.

Continua após a publicidade

Mas com o intuito de honrar a tradição, nesta reedição do evento, a princesa Elettra Marconi Giovanelli, de 91 anos, filha de Marconi, acionará a iluminação diretamente da Itália. O Cristo Redentor será iluminado com o verde, branco e vermelho da bandeira italiana, enquanto a Villa Griffone, residência da família Marconi na Itália, será iluminada com as cores da bandeira do Brasil.

+ Temporada de cruzeiros começa em novembro com 92 embarcações no Rio

Outros monumentos italianos também ganharão iluminação com as cores da bandeira brasileira na data, como o Cristo de Maratea, construído entre os anos 1963 e 1965 no alto do Monte San Biagio, na região da Basilicata, e a famosa Torre de Pisa, ao Norte da Itália.

Promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor e o Consulado Geral da Itália no Rio, a programação contará ainda com a inauguração do busto de Guglielmo Marconi, no patamar inferior do Santuário do Cristo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A celebração será encerrada com um concerto da cantora e compositora Mafalda Minnozzi, transmitida ao vivo em solo italiano pela RAI, rede de rádio e TV.

Continua após a publicidade
Publicidade