Continua após publicidade

Covid: pela primeira vez, todos os municípios do Rio possuem risco baixo

Balanço mostra uma queda de 40% das internações e de 39% no índice de mortes no estado. Na capital, as hospitalizações caíram 65% nas últimas oito semanas

Por Luiza Maia
15 out 2021, 13h44
Mapa epidemiológico do Rio mostra todos os municípios com cor amarela
Mapa epidemiológico: cidades atingem o penúltimo nível mais baixo de classificação (Secretaria Estadual de Saúde/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a melhora do cenário epidemiológico, todos os municípios do Rio apresentam pela primeira vez um risco baixo para a Covid-19. Segundo os dados do 52º Mapa de Risco do estado, divulgado nesta sexta (15), o panorama é o melhor observado desde 8 de julho de 2020, quando o levantamento foi lançado.

+ Vai ter Carnaval no Rio? Especialistas defendem cobertura vacinal mínima de 80%

O último mapeamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicado no dia 8 de outubro, mostrava que somente as regiões Norte e Noroeste do estado possuíam risco moderado para a doença.

O indicador é calculado com base no número de óbitos, hospitalizações e casos registrados. De acordo com os dados da SES, houve uma redução de 40% das internações e de 39% no índice de mortes no estado. O balanço compara a semana epidemiológica 39 (do dia 26 de setembro a 02 de outubro) com a semana 37 (12 de setembro a 18 de setembro).

+ Em novo decreto, Prefeitura do Rio flexibiliza exigências para eventos-teste

Quanto à ocupação de leitos de UTI, o índice caiu de 45% para 41% em comparação ao mapa anterior divulgado. O número de pacientes nas enfermarias também teve queda de 23% para 21%.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a melhora dos indicadores está diretamente relacionada ao avanço da vacinação. “A tendência agora é que se consolide ainda mais essa queda, com uma diminuição dos casos graves, internações, e consequentemente, os óbitos no Rio de Janeiro”, diz o secretário.

Continua após a publicidade

+ Covid-19: Rio registra menor média móvel de casos desde março de 2020

Durante uma coletiva para divulgação do 41º Boletim Epidemiológico do Rio, nesta sexta (15), o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz afirmou que esta “é a primeira vez desde o início da pandemia que podemos dizer que temos uma situação controlada”.

Segundo as informações do boletim, todas as 33 regiões administrativas da capital fluminense continuam com risco moderado de contaminação da doença pela quarta semana seguida.

+ Covid-19: o que vem por aí de eventos-teste autorizados no Rio

Após o último pico de internações no fim de agosto, o número de pacientes hospitalizados em unidades do SUS caiu 65%. Os índices de casos e mortes também sofreram redução em comparação às últimas sete semanas.

Na manhã desta sexta (15), o prefeito Eduardo Paes celebrou na sua rede social o alcance de 60% da população carioca vacinada com as duas doses ou a dose única contra a Covid-19. “Como vocês já sabem, o resultado é o menor número de internados e óbitos, além da menor taxa de transmissão, desde o início da pandemia. Falta pouco, pessoal! Não deixem de tomar a segunda dose!!!”, escreveu Paes.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.