Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Covid: pela primeira vez, todos os municípios do Rio possuem risco baixo

Balanço mostra uma queda de 40% das internações e de 39% no índice de mortes no estado. Na capital, as hospitalizações caíram 65% nas últimas oito semanas

Por Luiza Maia
15 out 2021, 13h44 •
Mapa epidemiológico do Rio mostra todos os municípios com cor amarela
Mapa epidemiológico: cidades atingem o penúltimo nível mais baixo de classificação (Secretaria Estadual de Saúde/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Com a melhora do cenário epidemiológico, todos os municípios do Rio apresentam pela primeira vez um risco baixo para a Covid-19. Segundo os dados do 52º Mapa de Risco do estado, divulgado nesta sexta (15), o panorama é o melhor observado desde 8 de julho de 2020, quando o levantamento foi lançado.

    + Vai ter Carnaval no Rio? Especialistas defendem cobertura vacinal mínima de 80%

    O último mapeamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicado no dia 8 de outubro, mostrava que somente as regiões Norte e Noroeste do estado possuíam risco moderado para a doença.

    O indicador é calculado com base no número de óbitos, hospitalizações e casos registrados. De acordo com os dados da SES, houve uma redução de 40% das internações e de 39% no índice de mortes no estado. O balanço compara a semana epidemiológica 39 (do dia 26 de setembro a 02 de outubro) com a semana 37 (12 de setembro a 18 de setembro).

    + Em novo decreto, Prefeitura do Rio flexibiliza exigências para eventos-teste

    Continua após a publicidade

    Quanto à ocupação de leitos de UTI, o índice caiu de 45% para 41% em comparação ao mapa anterior divulgado. O número de pacientes nas enfermarias também teve queda de 23% para 21%.

    Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a melhora dos indicadores está diretamente relacionada ao avanço da vacinação. “A tendência agora é que se consolide ainda mais essa queda, com uma diminuição dos casos graves, internações, e consequentemente, os óbitos no Rio de Janeiro”, diz o secretário.

    + Covid-19: Rio registra menor média móvel de casos desde março de 2020

    Durante uma coletiva para divulgação do 41º Boletim Epidemiológico do Rio, nesta sexta (15), o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz afirmou que esta “é a primeira vez desde o início da pandemia que podemos dizer que temos uma situação controlada”.

    Continua após a publicidade

    Segundo as informações do boletim, todas as 33 regiões administrativas da capital fluminense continuam com risco moderado de contaminação da doença pela quarta semana seguida.

    + Covid-19: o que vem por aí de eventos-teste autorizados no Rio

    Após o último pico de internações no fim de agosto, o número de pacientes hospitalizados em unidades do SUS caiu 65%. Os índices de casos e mortes também sofreram redução em comparação às últimas sete semanas.

    Na manhã desta sexta (15), o prefeito Eduardo Paes celebrou na sua rede social o alcance de 60% da população carioca vacinada com as duas doses ou a dose única contra a Covid-19. “Como vocês já sabem, o resultado é o menor número de internados e óbitos, além da menor taxa de transmissão, desde o início da pandemia. Falta pouco, pessoal! Não deixem de tomar a segunda dose!!!”, escreveu Paes.

    Continua após a publicidade

    +Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês