Continua após publicidade

Covid-19: Com isolamento, 700 vidas podem ser salvas no Rio até junho

Plataforma criada por matemáticos da Unicamp permite estimar o número de casos e de mortes. Boletim da FGV aponta pico da pandemia em 14 de julho

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 Maio 2020, 16h05

Especialistas têm sido enfáticos em defender um rigoroso isolamento social para frear a propagação do novo coronavírus no país. Nesse sentido, dois matemáticos da Unicamp, Paulo Silva e Claudia Sagastizábal, criaram uma plataforma atualizada diariamente com o objetivo de apresentar a taxa média de replicação do vírus em regiões brasileiras. Ou seja, trata-se de uma média do número de infectados por cada pessoa contaminada.

+Painel da Prefeitura do Rio projeta 43 mil casos de Covid-19 em 13 dias

A partir daí, torna-se possível fazer uma previsão do número de casos e de mortes. Atualmente, a estimativa é de que, caso mantenhamos o isolamento que já vem sendo adotado pelas próximas duas semanas, pouparemos em todo o Brasil uma vida a cada 0,9 minuto. Quando se fala na região sudeste, esse número passa a ser de 1,5 minuto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Em outras palavras, segundo os cálculos, se, no estado do Rio, a população respeitar o confinamento, será possível salvar 700 vidas até 4 de junho. Já um boletim recém-divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EMAp) mostra que, sem a adoção de um lockdown de verdade, o ápice da curva no país deverá ser em 14 de julho (se mantida a faixa de isolamento social em 50%). A taxa ideal de distanciamento social apontada pelo boletim estaria na casa de 70%. Ainda de acordo com os cálculos de epidemiologia matemática, se nada for feito até lá, o pico da curva epidêmica pode atingir os valores de mais de 65 000 casos novos por dia nesse momento, estendendo-se até o mês de outubro.

+Covid-19: Rio tem 32 mil casos confirmados e 3 412 mortes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.