Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Corrida virtual: seis opções de trajetos por pontos turísticos do Rio

A segunda edição virtual da Maratona do Rio será realizada entre os dias 3 e 13 de junho e os participantes podem escolher o roteiro de sua preferência

Por Luiza Maia 25 Maio 2021, 19h19

As corridas virtuais se popularizaram durante a pandemia, permitindo que atletas de diferentes locais participem de provas e desafios no momento que desejarem, evitando aglomerações. Funciona assim: o atleta amador se inscreve numa corrida, seleciona a distância que deseja correr, e envia seus resultados à organização da prova – geralmente através de um app.

+ Rio figura entre os 15 melhores destinos do mundo para os nômades digitais

A segunda edição virtual da Maratona do Rio, por exemplo, será realizada entre os 3 e 13 de junho por meio do aplicativo Running Heroes, para registrar o tempo e a trajetória percorrida. Na inscrição pelo site, os corredores podem escolher distâncias de 5 km, 10 km, 21 km, além do o desafio de 10 km + 21 km (31 km).

O valor para participar, de R$ 9,90, será 100% revertido para campanha de combate à fome da ONG Ação da Cidadania. Após se inscrever, as opções de trajetos são inúmeras, já que cada participante pode planejar seu próprio roteiro, dependendo da sua localidade.

+ MAR vai exibir crânio do homem de Lagoa Santa, que viveu há 11000 anos

Confira algumas possíveis rotas por locais conhecidos do Rio:

Vista da praia
Do Leblon ao Leme: trajeto pela orla garante a vista das praias mais conhecidas do Rio Rafael Catarcione/Riotur

Orla da Zona Sul: Os atletas que optarem por este percurso, formados pelas avenidas Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira, podem apreciar alguns dos cartões postais da cidade como as praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e Leme. Do Mirante do Leblon até o Forte do Leme, a distância é de aproximadamente 8km.

+ Rio LGBTQIA+: postos de salvamento da orla ganharão as cores do arco-íris

Continua após a publicidade
Lagoa Rodrigo de Freitas
Lagoa Rodrigo de Freitas: um dos pontos da cidade mais buscados para passeios ao ar livre Alexandre Macieira/Riotur

Lagoa Rodrigo de Freitas: outra opção na Zona Sul, com espaço adequado para correr, é a bela Lagoa Rodrigo de Freitas. A cada volta, é possível percorrer 7,5 km

Corredores passam pelo Aterro do Flamengo
Maratona do Rio 2019: tradicional linha de chegada da corrida presencial fica localizada no Aterro do Flamengo Márcio Rodrigues/Divulgação

Aterro do Flamengo: Em tempos pré-pandemia, a tradicional linha de chegada da Maratona do Rio era fincada por lá. Hoje, o parque também é uma alternativa para os corredores virtuais. Da sede do clube Botafogo, em General Severiano (Avenida Vencelau Brás, 72), até o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), o corredor terá um percurso de 5,9km, aproveitando a vista da Enseada de Botafogo, do Pão de Açúcar, Morro da Urca e da Baía de Guanabara.

+Ações locais mostram como é possível fazer um Rio mais verde e sustentável

Boulevard Olímpico
Rio star: trajeto passa pelo Boulevard Olímpico, próximo a Praça Muhammad Ali e ao AquaRio Alexandre Macieira/Riotur

Da Praça XV ao Porto Maravilha: na região central da cidade, é possível realizar o trajeto da Praça XV até a roda-gigante Rio Star, na Zona Portuária. O caminho de 2,7 km passa pela Pira Olímpica, próxima à Igreja da Candelária, Praça Mauá, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Boulevard Olímpico e o AquaRio. 

Maracanã
Estádio Jornalista Mário Filho: pista do Maracanã é uma das opções Fernando Maia/Riotur

Estádio Maracanã: para quem mora próximo aos bairros da Tijuca ou Maracanã, é possível aproveitar um dos pontos turísticos mais visitados da cidade: o estádio Maracanã. O local possui uma pista de corrida em seu entorno com a distância de 1,8 km. 

+Sabor de otimismo: o que vem por aí na cena gastronômica do Rio?

Praia Barra da Tijuca
Barra da Tijuca: trajeto na Zona Oeste passa por diversas praias da região Alexandre Macieira/Riotur

Do Mirante do Roncador ao Quebra Mar da Barra: ao descer o Mirante do Roncador, no Recreio dos Bandeirantes, pela Avenida Estado da Guanabara, o atleta irá passar pelas praias da Macumba e do Pontal. Quando o corredor chegar à Pedra do Pontal, basta seguir uma única reta na Avenida Lúcio Costa para chegar à Praia da Reserva. O percurso completo, até o Quebra-mar, passa também pelas praias da Alvorada, Barra da Tijuca, e do Pepê, e soma 21,7 km. 

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade