Corrida virtual: seis opções de trajetos por pontos turísticos do Rio
A segunda edição virtual da Maratona do Rio será realizada entre os dias 3 e 13 de junho e os participantes podem escolher o roteiro de sua preferência
As corridas virtuais se popularizaram durante a pandemia, permitindo que atletas de diferentes locais participem de provas e desafios no momento que desejarem, evitando aglomerações. Funciona assim: o atleta amador se inscreve numa corrida, seleciona a distância que deseja correr, e envia seus resultados à organização da prova – geralmente através de um app.
+ Rio figura entre os 15 melhores destinos do mundo para os nômades digitais
A segunda edição virtual da Maratona do Rio, por exemplo, será realizada entre os 3 e 13 de junho por meio do aplicativo Running Heroes, para registrar o tempo e a trajetória percorrida. Na inscrição pelo site, os corredores podem escolher distâncias de 5 km, 10 km, 21 km, além do o desafio de 10 km + 21 km (31 km).
O valor para participar, de R$ 9,90, será 100% revertido para campanha de combate à fome da ONG Ação da Cidadania. Após se inscrever, as opções de trajetos são inúmeras, já que cada participante pode planejar seu próprio roteiro, dependendo da sua localidade.
+ MAR vai exibir crânio do homem de Lagoa Santa, que viveu há 11000 anos
Confira algumas possíveis rotas por locais conhecidos do Rio:
Orla da Zona Sul: Os atletas que optarem por este percurso, formados pelas avenidas Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira, podem apreciar alguns dos cartões postais da cidade como as praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e Leme. Do Mirante do Leblon até o Forte do Leme, a distância é de aproximadamente 8km.
+ Rio LGBTQIA+: postos de salvamento da orla ganharão as cores do arco-íris
Lagoa Rodrigo de Freitas: outra opção na Zona Sul, com espaço adequado para correr, é a bela Lagoa Rodrigo de Freitas. A cada volta, é possível percorrer 7,5 km.
Aterro do Flamengo: Em tempos pré-pandemia, a tradicional linha de chegada da Maratona do Rio era fincada por lá. Hoje, o parque também é uma alternativa para os corredores virtuais. Da sede do clube Botafogo, em General Severiano (Avenida Vencelau Brás, 72), até o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), o corredor terá um percurso de 5,9km, aproveitando a vista da Enseada de Botafogo, do Pão de Açúcar, Morro da Urca e da Baía de Guanabara.
+Ações locais mostram como é possível fazer um Rio mais verde e sustentável
Da Praça XV ao Porto Maravilha: na região central da cidade, é possível realizar o trajeto da Praça XV até a roda-gigante Rio Star, na Zona Portuária. O caminho de 2,7 km passa pela Pira Olímpica, próxima à Igreja da Candelária, Praça Mauá, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Boulevard Olímpico e o AquaRio.
Estádio Maracanã: para quem mora próximo aos bairros da Tijuca ou Maracanã, é possível aproveitar um dos pontos turísticos mais visitados da cidade: o estádio Maracanã. O local possui uma pista de corrida em seu entorno com a distância de 1,8 km.
+Sabor de otimismo: o que vem por aí na cena gastronômica do Rio?
Do Mirante do Roncador ao Quebra Mar da Barra: ao descer o Mirante do Roncador, no Recreio dos Bandeirantes, pela Avenida Estado da Guanabara, o atleta irá passar pelas praias da Macumba e do Pontal. Quando o corredor chegar à Pedra do Pontal, basta seguir uma única reta na Avenida Lúcio Costa para chegar à Praia da Reserva. O percurso completo, até o Quebra-mar, passa também pelas praias da Alvorada, Barra da Tijuca, e do Pepê, e soma 21,7 km.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui