Clique e assine por apenas 4,90/mês

Coronavírus: praia com lugar marcado começa por Copacabana

Faixa de areia será dividida em 'quadrantes', que serão ocupados por até quatro pessoas; projeto-piloto será testado de segunda a sexta

Por Cleo Guimarães - 11 ago 2020, 10h59

O prefeito Marcelo Crivella e o superintendente da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, anunciaram oficialmente nesta terça (11) o que VEJA RIO informou na manhã de segunda (10): para evitar aglomerações, a faixa de areia das praias do Rio vai ser loteada e ocupada através de agendamento prévio via aplicativo. Copacabana receberá o projeto piloto, que será testado nos próximos dias. “Vamos fazer, a princípio, de segunda a sexta por causa do menor fluxo de pessoas”, disse Graça.

Coronavírus: Crivella lançará app para agendar lugar e horário nas praias

De acordo com o superintendente, se a experiência for bem sucedida, será replicada em toda a orla. A iniciativa prevê marcações de “quadrantes” ao longo da praia, que poderão ser ocupados por agendamento, com corredores entre eles para o acessos dos ambulantes. Graça explicou que os quadrados serão feitos com fitas semelhantes às usadas para demarcar os espaços onde se praticam vôlei e futevôlei, e que cada conjunto de quadrados será chamado de “quadra“.

Coronavírus: praias da Zona Oeste bombam e vivem dia de verão; veja vídeo

Ainda segundo Graça, 70% das quadras serão ocupadas por ordem de chegada, e o restante, via aplicativo. Ele afirma que o agendamento pelo app será de graça, mas em determinado momento da live, usa o verbo “alugar” ao descrever como será feita a ocupação e o agendamento de forma remota. As fitas, garante, não terão custo para a prefeitura: a despesa ficará por conta de empresas parceiras – tanto o valor do material quanto da mão de obra para a colocação, que será feita diariamente pela manhã. As “quadras” serão desmontadas ao final do dia.

Segunda sem lei: vídeo (mais um) mostra praia cheia no Recreio

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade