Continua após publicidade

Como fica o trânsito com final da Libertadores e show do Red Hot

Veja as vias que serão interditadas e rotas alternativas no entorno dos estádios do Maracanã e Engenhão

Por Redação
3 nov 2023, 20h19

Grandes eventos acontecem no Rio até o próximo domingo (5). Neste sábado (4), torcedores de futebol e fãs de rock devem encher as ruas e meios de transporte para, respectivamente, assistir à final da Copa Libertadores da América, no Maracanã, e ao show da banda Red Hot Chili Peppers, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). No mesmo dia, haverá também um show do cantor Roberto Carlos no Jockey Club Brasileiro para 3 000 pessoas.

O esquema de transporte para os próximos shows internacionais no Engenhão

A Prefeitura do Rio recomenda que o deslocamento para os locais dos eventos ocorra por meio de transporte público. A exemplo do modelo adotado na Copa do Mundo de 2014, diversas vias no entorno do Maracanã e em bairros próximos serão interditadas. A operação na região contará com mais de 670 agentes municipais. 

Um público de 70 000 torcedores é aguardado no Maracanã, mas o número de argentinos na cidade neste fim de semana pode ultrapassar de 100 000 torcedores. O centro de operações da cidade deverá monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 70 câmeras e um drone operado direto do estádio.

Compartilhe essa matéria via:

Já a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal contará com mais de 350 agentes para fiscalização ao redor do estádio, com foco no ordenamento urbano, como a fiscalização ao comércio ambulante, a fluidez no trânsito e a fiscalização de estacionamento irregular nas imediações do estádio. Haverá ainda doze reboques para remover os veículos estacionados ilegalmente. 

As interdições de trânsito ocorrerão a partir das 6h de sábado (4). Uma delas será a interdição total da Avenida Rei Pelé, em ambos os sentidos. Elas estão previstas para terminar duas horas após o término dos festejos no estádio.

Continua após a publicidade

Confira a lista de vias interditadas:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;– Rua Isidro de Figueiredo;– Rua Conselheiro Olegário;– Rua Artur Menezes;– Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;– Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua General Canabarro;– Av. Rei Pelé, pista sentido Méier, entre o Viaduto de São Cristóvão e a Rua São Francisco Xavier;– Av. Osvaldo Aranha, pista sentido Méier, entre a Rua Ceará e o Viaduto de São Cristóvão;– Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Rei Pelé;– Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Grajaú, entre a Av. Rei Pelé e a Rua São Francisco Xavier;– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã e a Av. Rei Pelé;– Viaduto de São Cristóvão;– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã.

Rotas de desvio:

– Veículos em direção ao Grande Méier: serão desviados para a Rua Ceará, Rua General Herculano Gomes, Av. Bartolomeu de Gusmão e Rua Visconde de Niterói;– Veículos em direção a Tijuca: serão desviados para a Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;– Veículos em direção ao Centro/Zona Sul: serão desviados para a Rua São Francisco Xavier e a Rua Haddock Lobo.

Rotas alternativas:

Continua após a publicidade

Provenientes do Centro e Zona Sul

– Para a Tijuca: utilizar a rota da Paulo de Frontin e Dr. Satamini;– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Barão de Mesquita;– Para a região do Grande Méier e Del Castilho: utilizar a rota pela Av. Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado e Rua São Luiz Gonzaga.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

Continua após a publicidade

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Proibição de estacionamento

O estacionamento de veículos será proibido a partir das 18h de sexta (3) até às 23h de sábado (4) nas vias:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;– Rua Isidro de Figueiredo;– Rua Conselheiro Olegário;– Rua Artur Menezes.

Uma sinalização específica será implantada para indicar as vias onde o estacionamento estará proibido.

Continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) também preparou uma operação especial para a circulação de ônibus na região. A partir das 6h de sábado (4), 33 linhas que vão sofrer alterações, sendo elas: 239, 455, 622, 638, 665, 665 SVA, 665 SVB, 711, 627, 629, 630, 232, 247, 249, 254, 306, 341, 353, 363, 363V, 368, 383, 390, 435, 457, 2110, 2111, 2114, 606, 238, 432, 433 e 439. O detalhamento das alterações dos percursos está publicado no site do Centro de Operações Rio.

Show do Red Hot Chilli Peppers

A operação de trânsito para o show do Red Hot Chili Peppers começará às 23h desta sexta (3/11). O esquema contará com 176 agentes da CET-Rio e orientadores de tráfego, 15 veículos operacionais e 20 motocicletas para orientar os motoristas, além de faixas instaladas na região e 20 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e os desvios viários.

A Guarda Municipal também disponibilizará 240 agentes para fazer o ordenamento do trânsito, fiscalização a ambulantes, além de oito reboques que irão atuar nas vias do entorno dos shows para coibir o estacionamento irregular.

Serão interditadas as seguintes vias para viabilizar a chegada e saída das pessoas para o evento:

Continua após a publicidade

Dia 4/11 (sábado), das 15h até duas horas após o término do show:

– Rua Dr. Padilha entre Rua Arquias Cordeiro e Rua das Oficinas;

Dia 4/11 (sábado), das 16h até duas horas após o término do show:

– Rua Dr. Padilha entre Rua Piauí e a Rua das Oficinas;– Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;– Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;– Rua José dos Reis;– Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;– Rua das Oficinas;– Rua Henrique Scheid;– Rua Sales Guimarães;– Rua Comendador João C. de Almeida;– Rua Gentil de Araújo;– Rua Coronel Cunha Leal;– Rua General Clarindo;– Rua Dona Eugênia.

Desvios:

– Os veículos provenientes da Rua Goiás poderão realizar o seguinte desvio: Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro;– Os veículos provenientes da Rua Piauí poderão realizar o seguinte desvio: Rua Piauí, Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás.

O estacionamento também estará proibido em diversas vias da região, a partir das 23h de sexta, até duas horas após o término do show:

– Rua Dr. Padilha;– Rua José dos Reis entre Rua Bento Gonçalves e número 658;– Rua Bento Gonçalves, entre a Rua José dos Reis e a Rua Guineza;– Rua Guineza;– Rua Afonso Ferreira;– Rua das Oficinas;– Rua Henrique Scheid;– Rua Sales Guimarães;– Rua Gentil de Araújo;– Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;– Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;– Rua Benício de Abreu;– Rua General Clarindo;– Rua Dona Eugênia.

A partir das 17h do dia 4/11 às 2h do dia 5/11:

– Rua José dos Reis entre Rua Goiás e Rua Bento Gonçalves;– Rua José dos Reis entre Rua Henrique Scheid e número 658.

Os veículos de moradores, devidamente identificados com comprovante de residência, terão acesso normal à área interditada. O estacionamento nas vias sinalizadas, no entanto, também será proibido.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.