Continua após publicidade

Parado desde 2017, chafariz da Candelária é restaurado e volta a funcionar

Com nova tubulação e comando elétrico, ele ficará ligado três vezes ao dia: das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h

Por Da Redação
28 jul 2023, 13h15

Desligado desde 2017, o chafariz Oferenda, também conhecido como Mulher com Ânfora, que fica em frente à Igreja da Candelária, voltou a funcionar nesta quinta (27), após um período de testes. A Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria municipal de Conservação, recuperou a peça, instalando uma nova tubulação, que permitiu que a água voltasse a jorrar. Tanto a bomba quanto o comando elétrico do chafariz precisaram ser trocados, porque haviam sido furtados.

+ Icônico edifício A Noite, no Centro, é vendido e vai virar residencial

Criada pelo escultor Humberto Cozzo sob encomenda do então prefeito Pedro Ernesto, a peça em bronze representa uma mulher reclinada, segurando uma ânfora de onde sai um jato d’água. Sua primeira instalação foi feita em 1934, para esconder a ventilação do ar-condicionado do Theatro Municipal do Rio. Na década de 1950, a peça foi transferida para o Largo da Glória e recebeu em seu entorno uma bacia de granito no formato de rosa. Com as obras do metrô, em 1975, foi novamente retirada e ficou guardada até 1988, quando a colocaram no local atual, em frente à Igreja da Candelária.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O chafariz da Candelária vai seguir a programação dos demais chafarizes da cidade: ficará ligado três vezes ao dia, das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.