Bares, restaurantes e quiosques lançam pratos inspirados no Rio
A convite da Riotur, 200 estabelecimentos entraram no circuito Delícias do Rio, para comemorar até o fim do mês de março os 457 anos da cidade
O Rio fez 457 anos nesta terça (2), mas a data pode ser comemorada em grande estilo até o fim de março. A convite da Riotur, bares e restaurantes desenvolveram um prato, sobremesa ou petisco inspirado na cidade, e que agora fazem parte do Circuito Delícias do Rio. Os pratos estarão nos cardápios de 200 estabelecimentos durante todo o mês, e a ideia é que o circuito entre na agenda anual da cidade, valorizando a nossa gastronomia.
+ Comemoração do Bicentenário da Independência começa na Quinta da Boa Vista
São quiosques da orla, restaurantes de hotéis e bares e restaurantes dos 23 polos gastronômicos participantes da ação, como o de Santa Teresa, Baixo Gávea, Largo de Benfica e da Região Portuária. A iniciativa conta com a parceria da Coordenadoria Executiva de Diálogos Setoriais (CEDI-Segovi); a OrlaRio, concessionária dos quiosques da orla; a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio(HotéisRio).
+ Definidas as datas dos ensaios técnicos para o Carnaval na Sapucaí
Há opções para diferentes gostos e bolsos: o mais barato, por 5 reais, é a unidade do bolinho de bacalhau do bar Nova Esperança, no Centro, enquanto o mais caro é a paleta de cordeiro do rodízio da Churrascaria Palace, em Copacabana, por 189 reais. Os endereços estão espalhados por toda a cidade. Do Risoni ao Siciliano, no Aslan Café e Bistrô, na Ilha, à feijoada vegana do Vegan Vegan, em Botafogo, passando pelo pão de alho Du Cara, na Penha, e pelo clássico filé à Oswaldo Aranha do Novotel do Santo Cristo, as criações dos restaurantes traduzem ainda diferentes tipos de experiência. Quem busca um pé na areia pode escolher o quiosque Gosto de Mar, em Copacabana, que serve a lagosta imperial. Mas se a ideia for se arrumar para um restaurante mais chique, o Picadinho do Copa, no Pérgula, do Copacabana Palace, é uma boa dica. Já se a pegada for um botequim tradicional, o trio de petiscos do bar Mangue Seco, na Rua do Lavradio, é a pedida.
“O Rio é uma metrópole marcada por sua multiplicidade cultural. Traduzir esta pluralidade em um prato que seja a cara da cidade não é uma missão fácil. Mas este desafio é o que confere ainda mais sabor a esta iniciativa. Por meio do ‘Delícias do Rio’, queremos fortalecer e encorajar a nossa gastronomia local e mostrar seu lugar fundamental na identidade carioca”, explica Marcelo Calero, secretário municipal de Governo e Integridade (Segovi).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“A Cidade do Rio, além de ser maravilhosa, é deliciosa”, diz a presidente da Riotur, Daniela Maia: “São experiências que situam o Rio num roteiro gastronômico, tal qual grandes cidades espalhadas ao redor do mundo. E é isso que queremos dizer para o carioca e para os turistas: que temos a oferecer um paladar de primazia”, acrescenta ela, acrescentando que a gastronomia é uma âncora para o turismo.
Confira aqui a lista completa com os estabelecimentos participantes do Circuito “Delícias do Rio”.