Com avanço da vacinação, mortes por Covid-19 no Rio têm queda de quase 80%

Segundo balanço divulgado nesta sexta (16), onze regiões da cidade possuem risco moderado da doença. Prefeitura mantém medidas restritivas até 26 de julho

Por Luiza Maia
Atualizado em 16 jul 2021, 12h48 - Publicado em 16 jul 2021, 12h48
imagem de uma enfermeira com máscara segurando um frasco de vacina
Avanço da vacinação: das 92  cidades do estado, 87 não registraram mortes por Covid-19 nas últimas 24h. (Tânia Rego/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Enquanto o índice de cariocas vacinados contra a Covid-19 avança, os dados já mostram os reflexos positivos no combate à doença. De acordo com o 28º Boletim Epidemiológico da cidade, divulgado nesta sexta (16) pela Prefeitura do Rio, o número de mortes caiu 79% em comparação às quatro semanas anteriores.

+ Depois de Paquetá, Prefeitura fará vacinação em massa no Complexo da Maré

O balanço também revela uma queda de 77% dos casos graves da doença (Síndrome Respiratória Grave) e 26% das ocorrências de casos leves (Síndrome Gripal) nesse período.

“Esse número é muito importante porque mostram que as vacinas fazem efeito e salvam vidas. Tal resultado não seria o esperado para um mês de inverno, que normalmente tem o aumento de pacientes com gripe”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

+UFRJ desenvolve teste de Covid-19 com resultado em menos de uma hora

Além disso, houve um aumento de regiões administrativas na cidade com risco moderado da doença. Foram identificadas onze áreas: Região Portuária, Lagoa, Vila Isabel, Penha, Bangu, Santa Cruz, Ilha do Governador, Santa Teresa, Barra da Tijuca, Rocinha e Vigário Geral. Na semana anterior, apenas cinco estavam nesta situação.

Continua após a publicidade

Segundo a prefeitura, no entanto, o momento não é de relaxar. As medidas restritivas de prevenção à Covid-19 seguem em vigor até o dia 26 de julho. A circulação de variantes do novo coronavírus é um dos fatores que alertam para manutenção das restrições. Nesta semana, foram registrados dois novos casos da cepa indiana em moradores do Rio – considerada mais transmissiva – além de 37 das outras variantes.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Quanto aos números da vacinação, mais de 53% da população carioca já recebeu a primeira dose da vacina – quase 3,5 milhões de pessoas. Na faixa etária de 40 a 49 anos, a cobertura de vacinados na primeira etapa é de 91,6%.

Já em relação aos que receberam a segunda dose ou a vacina de aplicação única, o número é de cerca de 1,38 milhão de imunizados, o que corresponde a mais de 20% da população.

‘O carioca performando’: Paes acelera de novo e anuncia adultos vacinados até agosto

Continua após a publicidade

Nesta quinta (15), o calendário de imunização do Rio foi novamente antecipado. Com o aumento de vacinas previstas pelo Ministério da Saúde, a cidade espera vacinar com a primeira dose toda a população adulta até o dia 18 de agosto. 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.