Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Vinho ao luar

Por Marcelo Copello Os devotos de Baco mais fervorosos certamente já ouviram falar em biodinâmica. Este modo de fazer vinhos que beira o exoterismo tem muitos discípulos no mundo todo, segue regras estritas e recebe certificações internacionais. Entre as técnicas da biodinâmica está a substituição de agrotóxicos por misturas naturais a base de ervas enterradas […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 19h33 - Publicado em 28 out 2011, 15h34

Por Marcelo Copello

Os devotos de Baco mais fervorosos certamente já ouviram falar em biodinâmica. Este modo de fazer vinhos que beira o exoterismo tem muitos discípulos no mundo todo, segue regras estritas e recebe certificações internacionais. Entre as técnicas da biodinâmica está a substituição de agrotóxicos por misturas naturais a base de ervas enterradas em crânios de bois, por exemplo. A biodinâmica estuda e respeita o fluxo de energia entre terra, plantas e corpos celestes como sol e lua. A lista de produtores biodinâmicos é crescente, se espalha por vários continentes e é encabeçada por nomes importantes como Domaine de La Romanée-Conti, Domaine Leflaive e Nicolas Joly, todos disponíveis no Brasil.

Continua após a publicidade

Um exemplar, que não é biodinâmico, mas que usa técnicas análogas é o vinho Herdade dos Grous Moon Harvested (importado pela Épice, https://www.epice.com.br). Localizada no Baixo Alentejo, em Albernoa, a Herdade dos Grous, é outro dos novos projetos alentejanos que merecem holofotes. A moderna adega agrega tradicionais lagares (com temperatura controlada) com tecnologia recente, como movimento por gravidade e salas refrigeradas para fermentação em barricas. Quem dá as ordens aqui é o premiado enólogo Luis Duarte, sócio do empreendimento.

Duarte encomendou a uma empresa especializada uma tabela que mostra dia a dia os momentos de maior influência magnética da lua (que resulta em um maior fluxo de seiva na planta) e usa estes momentos para a colheita. Não há, no entanto, nenhuma relação com as fases da lua (cheia, crescente, nova e minguante). Segundo Duarte esta experiência demonstra um ligeiro (pequeno mesmo) aumento na qualidade do vinho.

De fato o Herdade dos Grous Moon Harvested 2008 que provei (elaborado 100% com uvas Alicante Bouschet colhidas no momento lunar ideal) é mais elegante do que se espera desta casta, que prima por vinhos potentes. Este mostrou muita cor, aromas de chocolate, madeira bem integrada (passa 12 meses em barricas francesas), toque de eucalipto, paladar com taninos volumosos, secos e finos, longo, em conjunto muito bem equilibrado.Pode ser encontrado no varejo por R$190,00. Minha nota: 91 pontos.

.

Marcelo Copello (mcopello@bacomultimidia.com.br)

.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.