Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Como conciliar vida profissional no vinho com SAÚDE

Nem sempre vinho é saúde, mas como lidar com isso?

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 mar 2018, 09h00 - Publicado em 23 mar 2018, 09h00

Nem sempre vinho é saúde, mas como lidar com isso? Stephem Spurrier não faz dieta nem esportes, mas nos contou alguns truques. Eu mesmo conto aqui um segredo, minha Dieta de Paris.

Por Marcelo Copello

Nem sempre vinho é saúde. A vida do profissional da área é bem menos glamorosa do que se imagina. E pode ser altamente insalubre também. Enquanto os discípulos de BACO buscam como a maior das qualidades em um vinho o equilíbrio, em suas vidas esta harmonia por vezes se perde. O hedonismo do vinho pode nos levar a negligenciar a saúde.

Como sobreviver aos numerosos compromissos envolvendo comer e beber? Os jantares até tarde com no dia seguinte degustações logo cedo, à vezes de centenas de vinhos? Viagens longas, agenda intensa, às vezes a comida é muita e pesada, às vezes comida é, por longas horas, nenhuma. Como manter uma vida saudável?

Fiz esta pergunta a sete dos mais renomados profissionais do mundo do vinho, em vários países:

 Stephen Spurrier, um dos mais famosos especialistas ingleses e “pai” do Julgamento do Paris.

Continua após a publicidade

 Eduardo Chadwick, proprietário de um dos maiores grupos vinícolas do Chile e recém eleito MAN OF THE YEAR pela revista inglesa Decanter.

– Thierry Desseauve, um dos mais reputados críticos franceses,
co-autor do guia Bettane & Desseauve.

 João Pires, Master Sommelier português radicado em Macau.

Continua após a publicidade

 Danio Braga, chef e sommelier, fundador da Associação Brasileira de Sommeliers.

 Christelle Guibert, diretora de degustação da revista inglesa Decanter e do concurso Decanter World Wine Awards.

Para todos os entrevistados acima, o conceito é o mesmo, buscar a moderação. Todos também citaram atividade física, embora poucos tenham mencionado algum tipo de dieta.

Continua após a publicidade

Eduardo Chadwick, que roda o mundo promovendo seus vinhos, confessou que sempre leva na mala seu tênis e jamais deixa de nadar ou correr onde quer que esteja. Mas nada de dieta, diz, “na verdade não sigo nenhuma dieta, só trato de beber e comer equilibradamente e tomo vinho todos os dias”.

O grande especialista francês Thierry Desseauve segue pelo mesmo caminho, mas não vai a pé.  Ele me disse: “estou respondendo este seu email às 2 da manha chegando de um grande jantar em Tóquio, e minha resposta se resume a uma palavra: bicicleta!”. Desseauve, que não faz dieta, disse que este é seu único meio de transporte em sua cidade, Paris, e que nos fins de semana chega a pedala 80km.

A bike também é a arma inglesa para nosso problema. Stephen Spurrier, que mantém notável elegância aos 76 anos, diz que o que o mantém magro é sua vaidade. Ele não faz dieta nem pratica esportes, mas nos contou alguns truques. “Nunca tomo café da manhã, quase nunca como sobremesa e não como demais nas refeições, não gosto de me sentir cheio demais, assim como não gosto de vinhos concentrados demais”. “Vou a todos os meus compromissos em Londres de bicicleta, além disso moro no 4o andar e jamais uso o elevador”, acrescentou. E conclui “meu lema é: tudo com moderação, mas que no vinho eu não pratico!”

Sua colega na revista Decanter, a francesa radicada em Londres, Christelle Guibert, tenta compensar as viagens com uma vida mais regrada quando em casa. “Quando viajo é difícil ter uma rotina saudável, com todas as degustações e jantares, e sem tempo livre para ginástica, mas assim que volto para Londres retomo minha rotina de corridas, ir à pé para o trabalho, almoços leves, e sem lanchinhos à tarde!”.

Um dos precursores do vinho no Brasil, Danio Braga, também não faz dieta nem pratica esportes, mas lembrou um ponto fundamental para todo profissional: “nas nas degustações é preciso cuspir e não engolir”. Isso é tão básico que nenhum dos demais consultados mencionou, mas que o mestre Dânio fez bem em lembrar. “É preciso ter autocontrole, evitar exageros, saber beber profissionalmente, tomar muita água, comer o justo e escolher a dedo as degustações que você deve frequentar”, enumera. “Sou muito comedido nas quantidades, essa é a minha salvação”, conclui Dânio.

Continua após a publicidade

Mente e corpo em harmonia é o caminho de João Pires, o único Master Sommelier de língua portuguesa. Em suas práticas Pires inclui natação, ioga (Pranayama) e meditação, não consome carne vermelha, café, açúcar branco, refrigerantes, nem comida embalada/pré-confeccionada, não bebe destilados, evita cerveja e pão branco industrial. “Anualmente faço um mês de detox, com abstenção total de álcool, carne, pão, leite, especiarias e pouco peixe”, complementa. João só baixou a guarda quando confessou: “claro que quando estou no Brasil a cerveja vira rotina”.

E como eu encaro esta questão? Sofro bastante com o ritmo intenso de trabalho, ainda mais por além de atuar como crítico/degustador, sou também produtor de grandes eventos.

Uma recente pesquisa na revista Forbes comprovou o que eu já sentia. Na lista das profissões mais estressantes de 2017 vejam quais são as TOP-5:

1-Militar em guerra

2-Bombeiro

3-Piloto

Continua após a publicidade

4-Policial

5-Produtor de Eventos

Já fiquei doente várias vezes. Em uma viagem ao Uruguai (já faz muitos anos), em 5 dias (10 refeições), tivemos 10 “assados” (eu só cheguei até o 8o). Na Espanha, provando vinhos desde cedo e sem almoço até o fim da tarde, caí de febre. Diversas também foram as noites sem jantar, chegando tarde em alguma cidade pequena da Itália, com tudo fechado e hotel sem nem frigobar. Na África do Sul o piriri veio antes e não depois do churrasco de zebra e outras carnes exóticas. Em Portugal não é raro chegar tarde vindo de um grande jantar e encontrar produtores no Hall do hotel com seus vinhos, me aguardando para a prova (o que as vezes pode acontecer também antes do café da manhã. Já peguei vermes, já tive gastroenterite, indigestão, estafa, insolação, a lista é longa. Mala extraviada não deveria entrar nesta lista, mas já fui e voltei da Itália com a mesma roupa…

O que faço para amenizar este tranco? Procuro ser bem seletivo nas viagens e sempre encurtá-las ao máximo. É comum ir a Europa para 2-3 noites. Meu recorde foi ir do Rio à Lisboa para um almoço e voltar no mesmo dia. Outro truque que aprendi é levar sempre algo para comer, várias vezes aquele pacote de cream cracker virou meu jantar.

Exercícios – em viagem nunca os faço, as agendas tornam isso impossível. O oposto é verdadeiro, quando em casa faço exercícios regularmente.

O mais difícil é fazer DIETA. Em viagem nunca faço. Em casa minha rotina exclui pão, manteiga, açúcar, doces e refrigerantes.

Mas desenvolvi uma técnica: usar minha gula como arma para emagrecer. Chamo meu truque de A DIETA DE PARIS. Uma das ocasiões na qual perdi mais peso foi quando tinha marcado uma viagem de férias com minha esposa para Paris, onde pretendíamos comer “como se não houvesse amanhã”. Nas semanas que precederam o embarque, à cada caloria perdida eu mentalmente pensava no que estaria comendo em breve, em Paris…

Leia também: Vinho e Dietas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.