Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Jejum pela manhã pode auxiliar no emagrecimento

Estudos apontaram que a dieta Low carb reduziu a fome por mais tempo nos indivíduos

Por Fabiano M. Serfaty
Atualizado em 22 out 2020, 17h25 - Publicado em 22 out 2020, 15h22

O primeiro estudo que avaliou os efeitos do jejum intermitente “sob demanda” em curto prazo, também conhecido como “Time-restricted eating” (publicado anteriormente com exclusividade pela primeira vez no Brasil anteriormente aqui em VEJA RIO) foi recentemente publicado durante o congresso on-line da European Association for the Study of Diabetes (EASD).

No estudo, os pacientes foram divididos em três grupos, todos os pacientes realizaram sua última refeição às 20:00 horas.

No dia seguinte: o primeiro grupo de pacientes fez o jejum das 8:00 às 14:00; O segundo grupo de pacientes tomou um café da manhã com baixo teor de carboidratos(low carb), contendo 500 kcal: 60% de gordura e 40% de proteína; o terceiro grupo fez um café da manhã mediterrâneo, contendo 500 kcal: 50% de carboidratos, 30% de gordura e 20% de proteína.

O estudo demonstrou que pular o café da manhã, fazendo um jejum no início do dia, pode de fato, auxiliar a perda de peso, através de uma maior mobilização substancial do tecido adiposo.

A pesquisa também demonstrou os benefícios da dieta low carb, provando que um café da manhã com baixo teor de carboidratos saciou a fome por mais tempo quando comparado com um café da manhã do tipo mediterrâneo.

Continua após a publicidade

Estes achados corroboram os benefícios do “Time-restricted eating”, ou seja estratégias nutricionais que utilizam intervalos de jejum como o jejum 16:8, no qual a pessoa se alimenta durante 8 horas ao longo de um dia e fica 16 horas sem comer.

Os fatores associados à mobilização de gordura foram a duração do jejum (P = 0,040), o IMC (P = 0,020) e a resistência à insulina (HOMA-R; P = 0,059).

Para os indivíduos que tomaram café da manhã não houve diferenças nos níveis de corpos cetônicos e de beta-hidroxibutirato, independentemente do tipo de café da manhã ingerido.

Café da manhã com baixo teor de carboidratos saciou a fome por mais tempo. No entanto, houve uma diferença na janela de fome em relação aos dois cafés da manhã. Os níveis de insulina foram “muito mais altos no café da manhã do tipo mediterrâneo em comparação com o com baixo teor de carboidratos, mas isso não se traduziu em uma diferença mensurável na produção de corpos cetônicos entre as duas abordagens”, explicou o Dr. Dimitrios.

Continua após a publicidade

Os achados deste estudo grego em pessoas saudáveis são interessantes, mas não surpreendentes, pois é natural que mais tempo de jejum prolongue o período em que o metabolismo produz energia a partir dos depósitos de gordura”, disse a Dra. Anne-Marie.

Jejum matutino pode proporcionar maior mobilização do tecido adiposo. “A descoberta mais interessante talvez seja que o jejum resultou em aumento da fome, ao passo que o café da manhã com baixo teor de carboidratos suprimiu o apetite por mais tempo do que o café da manhã do tipo mediterrâneo”, ela disse.

Fontes:
1.https://portugues.medscape.com/verartigo/6505498; Jejum matutino pode proporcionar maior mobilização do tecido adiposo.
2.Reunião Anual da European Association for the Study of Diabetes (EASD) 2020: Apresentado em 24 de setembro de 2020.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.