Imagem Blog

Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Continua após publicidade

Guia para cuidar dos cabelos no verão

Como se proteger dos vilões e como recuperar os fios danificados

Por Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jan 2021, 13h12 - Publicado em 15 jan 2021, 13h10

Agora é oficial, estamos no verão. E com ele surge a necessidade de cuidar um pouco ou ainda mais dos cabelos em decorrência do excesso de sol, suor, cloro e umidade que naturalmente aumentam nesta época do ano, provocando diversos problemas nos fios e couro cabeludo. Nós já falamos um bocado sobre cabelos aqui na coluna (clique aqui se quiser ler sobre queda capilar ou transplante), mas agora é hora de abordar os cuidados para prevenir e recuperar a saúde especialmente dos fios.

1. SUOR: Há quem pense que o único problema do verão em relação ao cabelo é o excesso de sol e cloro. Mas há um vilão ainda perigoso, e do qual não se pode fugir muito: o suor. Quando em excesso, e por conter uma grande quantidade de sal, ele pode provocar dermatites e piorar casos de caspa e oleosidade no couro e também interfere na qualidade do fio, tornando-os mais quebradiços, opacos, ressecados. Isso ocorre porque o couro tem muito poros minúsculos que absorvem a transpiração, dificultando que os nutrientes cheguem ao cumprimento do fio.

Para evitar danos, procure lavar a cabeça todos os dias no verão e evite deixar o cabelo em contato com o suor por muito tempo. Ou seja, tente lavar logo após atividades em que houver um aumento da produção de suor, como depois de exercícios físicos. De preferência, procure lavar uma ou duas vezes por semana com um xampu de limpeza mais profunda ou anticaspa, dependendo do caso e da indicação do seu dermatologista. Nas demais vezes tente alternar um shampoo neutro com um mais reparador ou anti-aging, já que o cabelo também envelhece. Não se esqueça de prender o cabelo ao fazer exercício para que o contato com o suor seja o menor possível – um coque, rabo de cavalo ou trança, sem elásticos muito apertados para evitar a quebra dos fios ou a alopécia de tração.  Se usar franja, procure prendê-las também com uma presilha ou faixa elástica para não grudar na testa, interferindo na qualidade da pele desta região. 

2. SOL: Mesmo as pessoas que não gostam de praia, acabam ficando com os fios mais expostos aos raios solares no verão. Quem gosta de praia, então, nem se fale. É fundamental proteger o cabelo, e hoje em dia há produtos acessíveis com fator de proteção, BB Cream para cabelos e etc. Quando for ficar exposta por mais tempo ao sol, nos casos de praia, piscina ou atividade física ao ar livre, a sugestão é aplicar antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas ou a cada mergulho. Eu apostaria em um baume, um pouco mais lipídico, com ativos hidratantes, antioxidantes e filtro solar. Não esquecer de se proteger também com barreiras físicas como chapéus e bonés – neste sentido, as viseiras não ajudam. 

Continua após a publicidade

3. CLORO: Uma grande quantidade de proteínas, entre elas, a queratina, envolve o fio como uma película que protege o fio em escamas que se fecham. Os produtos químicos, entre eles, o cloro, contribui para abrir as escamas, deixando os cabelos mais vulneráveis a poluentes e agentes externos e danificando as fibras capilares. Simplificando, a queratina é a responsável pela beleza e pelo brilho dos cabelos. Dependendo do tempo de exposição ao cloro, pode ocorrer, inclusive, perda da pigmentação natural e no caso dos louros, uma alteração da coloração para um tom ligeiramente esverdeado.

Para quem frequenta muito piscina ou pratica natação e hidroginástica, as dicas são as mesmas para a proteção em relação ao sol ­– com o uso de produtos com proteção solar. Mas somado a este cuidado, deve-se lembrar também de enxaguar o cabelo com água doce antes e depois, para proteger e retirar o excesso de cloro no caso da piscina e sal no caso do mar.  O sol potencializa a ação dos dois danificando ainda mais o fio. Se faltar água doce, água mineral nos cabelos é mais do que bem vinda. Se não quiser comprar uma água só para isso, lembre-se de levar uma garrafa de casa. 

4. NUTRIÇÃO EM CASA: Meu cabelo, minhas regras! Invista em produtos de qualidade para lavar e manter os fios saudáveis. Os ativos para os cabelos, óleos e formulações estão super em alta. Procure lavar os cabelos diariamente no verão, para retirar excesso de suor, de cloro, de sal e até mesmo de produtos com proteção solar. De uma a duas vezes por semana, aplique um xampu de limpeza profunda, para oleosidade, dermatites e remoção de resíduos, acompanhado de um pré-xampu, com o objetivo de danificar o mínimo possível do fio, já que contribui para o “selamento” desse fio. Nos demais dias alterne um xampu neutro com um xampu mais hidratante ou antiaging já que os fios também envelhecem. Passe condicionador do meio do cabelo para as pontas. Aplique um tônico sem álcool, específico para cabelos, que ajuda na saúde do couro cabeludo e na absorção das substâncias contidas nas brumas, no leave-on, leave-in e baumes de acordo com cada tipo de cabelo. Ao menos uma vez por semana, faça aplicação de máscara capilar. 

Continua após a publicidade

Os produtos de reparação e regeneração noturna, que agem enquanto você dorme, também são eficientes e vale investir especialmente numa temporada de muita praia, piscina e sol.Um blend de óleos premium, Splendor Oil, em uma base leve com hemisqualano para não pesar, principalmente nas pontas, envoltos ou não com filme de pvc para aumentar a absorção, fazem parte da minha prescrição/paixão e da minha rotina noturna. 

Tente dar férias aos cabelos dos tratamentos de relaxamento, secador, babyliss e chapinha nesses meses mais quentes. Ouse no estilo natural! E em março, um corte ao menos nas pontas deve fazer parte do protocolo de cuidados. 

É verão, aproveite o sol, o mar e a piscina, sim, para relaxar um pouco de um ano tão difícil – sem esquecer de manter os cuidados de prevenção à Covid-19, que é o mais importante, claro. Quanto aos cabelos, com estas dicas, acho que vou conseguir ajudar na saúde e beleza dos fios. Bom verão! 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.