Continua após publicidade

Novo imortal: Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Aos 79 anos, cantor e compositor chega à instituição uma semana depois de Fernanda Montenegro. Artista já vinha sendo sondado há tempos

Por Kamille Viola
Atualizado em 2 dez 2021, 18h09 - Publicado em 11 nov 2021, 18h00

Gilberto Gil é o mais novo imortal do país: o artista foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta (11). Aos 79 anos, o cantor e compositor passa a ocupar a cadeira número 20, que era do jornalista e advogado Murilo Melo Filho, e tem como patrono o jornalista Joaquim Manuel de Macedo. Concorriam também o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daunt.

+ O que Verissimo escreveu a Chico? Leia trecho inédito de livro que reúne textos de personalidades sobre ele

Gil recebeu 21 votos, e Maranhão, sete. Em suas redes sociais, o artista comemorou a conquista: “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu.

+ Obesidade: uma doença que vai muito além da estética e tem tratamento

Com isso, ele se torna o segundo membro negro da instituição na atualidade — o outro é o escritor Domício Proença Filho, eleito em 2006 e presidente da ABL em 2016 e 2017. A escolha de Gilberto Gil acontece uma semana depois da eleição da atriz Fernanda Montenegro para integrar a instituição.

Continua após a publicidade

+ “É importante resgatar nossos personagens”, diz Seu Jorge, sobre Pixinguinha e Marighella

Além de ser um dos maiores nomes da música popular brasileira, Gilberto lançou em 1996 o livro Todas as Letras, sua primeira obra, pré-requisito para concorrer a uma vaga na casa. O artista já vinha sendo sondado há tempos pela ABL, e sempre rejeitou os convites. Recentemente, sua mulher, Flora Gil, pediu que ele reconsiderasse. Foi convidado a disputar a cadeira que pertenceu a Alfredo Bosi, morto em abril deste ano, aos 84 anos. Como era amigo professor e crítico literário, preferiu tentar outra vaga.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.