Fora Salles: artistas aderem a campanha contra o ministro do Meio Ambiente
'O Brasil tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo, não podemos deixar que seja destruído pela maldade do governo atual', escreveu Gilberto Gil
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está sendo alvo de uma campanha massiva nas redes nesta quarta (21) pelo seu afastamento do cargo. O tuitaço havia sido divulgado na web no dia anterior e o próprio Salles, irônico, postou a convocação em seu Twitter, com a legenda: “Amanhã é dia”…, acompanhado de um emoji de carinha feliz mandando beijo.
Rio terá Réveillon? Se mais da metade da população for vacinada, sim
O dia chegou e a hashtag #ForaSalles esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter a partir das 10h, horário marcado para o início da manifestação virtual. Ela foi organizada pelo Coletivo de Cidadãos e Cidadãs em Defesa das Floresta e, antes das 12h, já havia mais de 82 mil menções ao termo.
Libera geral: Justiça suspende restrições contra Covid-19 na cidade
A hashtag foi compartilhada por nomes como o dos cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, a ativista e defensora dos animais Luisa Mell, a atriz Fernanda Paes Leme, a líder indígena Sonia Guajajara, entre outros.
Pastor que orou pela morte de Paulo Gustavo será processado criminalmente
Alguns participantes do tuitaço lembraram que nesta quinta (22), a reunião ministerial na qual Salles falou em “passar a boiada” (uma referência à oportunidade de flexibilizar as leis ambientais de modo discreto, em meio à pandemia) completará um ano. “O Brasil tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo e não podemos deixar que seja destruído pela maldade do governo atual. #ForaSalles”, escreveu Gilberto Gil.
Coronavírus: depois de contato com Paes, quatro testam positivo
A manifestação virtual acontece um dia antes da abertura da Cúpula do Clima, encontro organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir questões ambientais de interesse mundial. Em carta, um grupo de 36 celebridades brasileiras e internacionais pediram para Biden rejeitar um acordo ambiental com Jair Bolsonaro até que o desmatamento seja reduzido nas florestas do país.
Veja alguns tuítes da campanha virtual pelo afastamento de Salles e, no final, o post do próprio ministro:
Hoje é o Dia da Terra, dia de pensarmos sobre nossa responsabilidade e compromisso com o futuro do nosso planeta. O Brasil tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo e não podemos deixar que seja destruído pela maldade do atual governo. #ForaSalles
— Gilberto Gil (@gilbertogil) April 21, 2021
Essa foto do Salles se exibindo em frente as madeiras tiradas ilegalmente da floresta me faz lembrar da "raposa cuidando do galinheiro". Vocês também lembram disso? #ForaSalles pic.twitter.com/TynkHRJ99b
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) April 21, 2021
Bom dia…quem for #ForaSalles responde pic.twitter.com/fr3K5koar0
— Fê Paes Leme (@FePaesLeme) April 21, 2021
Vms lá Brasil! O Ministro Ricardo Salles é uma ameaça à humanidade. Ele defendeu madereiros, garimpeiros, provocou o desmonte do ibama e icmbio e agora pretende fazer uma milícia ambiental! Precisamos tirá-lo já! #ForaSalles n se calem! O mundo precisa ouvir nossa voz!
— Luisa Mell (@luisamell) April 21, 2021
Amanhã é dia … 😘 pic.twitter.com/tVQihJdn3L
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 20, 2021
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui