Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Coronavírus: morre Tarcísio Meira, o galã mais querido do Brasil

Aos 85 anos, ator estava internado desde a última sexta (6), junto com a mulher, Glória Menezes; ela apresenta sintomas leves

Por Da Redação Atualizado em 12 ago 2021, 12h40 - Publicado em 12 ago 2021, 12h32

No trabalho e em casa, na alegria e na doença – Tarcísio Meira e Gloria Menezes ficaram juntos por 59 anos até que a morte os separou, nesta quinta (12). Tarcísio estava intubado e morreu por complicações da Covid-19. Ele e Gloria, que também está contaminada mas apresenta sintomas leves, foram internados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na última sexta (6).

Covid-19: calendário de vacinação no Rio será retomado nesta sexta (13)

Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo. Além da idade avançada (85 anos), Tarcísio apresentava outras comorbidades, como insuficiência renal e enfisema, além de problemas cardíacos.

Na véspera da morte de Paulo José, Selton Mello dedicou papel ao veterano

Ícone da dramaturgia brasileira, o ator começou sua carreira no final dos anos 1950 no teatro, e estreou na TV Tupi em 1959, no teleteatro Noites Brancas. Conheceu Gloria Menezes dois anos depois e, apaixonados, marcaram o casamento para o ano seguinte, em 1962. Tarcísio Filho, o Tarcisinho, único filho do casal, nasceu em 1964.

No rastro da Fadinha: conheça a Minnie de Madureira, skatista de 4 anos

Nos seus mais de 60 anos de carreira, atuou em 31 peças de teatro e 22 filmes – nos quais foi dirigido por nomes como Glauber Rocha, Walter Hugo Khouri e Anselmo Duarte. Entre novelas, séries e teleteatros, Tarcísio participou de mais de 60 trabalhos, a maioria deles na TV Globo.

Covid-19: estado do Rio ultrapassa a marca de 60 000 mortes

Continua após a publicidade

Ele estreou na emissora em 1967, na novela Sangue e Areia, de Janete Clair. O casal formado ao lado de Glória caiu imediatamente no gosto do público e eles se tornaram um dos pares românticos mais queridos do país. Nos anos 80, os dois chegaram a estrelar uma série própria na emissora: Tarcísio & Glória, criada por Daniel Filho, Euclydes Marinho e Antonio Calmon.

Por 437 votos a sete, deputada Flordelis tem mandato cassado

Saramandaia (1976), Roque Santeiro (1985), Araponga (1990), Fera Ferida (1993), O Rei do Gado (1996), Hilda Furacão (1998), O Beijo do Vampiro (2002), A Favorita (2008), e Velho Chico (2016) são algumas das produções em que o ator brilhou.

Na pele de João Coragem, na versão original de Irmãos Coragem (1970), tornou-se o símbolo do galã nacional. A novela foi um dos maiores sucessos da fase preto e branco da TV brasileira: o penúltimo capítulo da trama deu mais audiência que a final da Copa do Mundo. “Foi a primeira novela que os homens admitiam que viam. Até então, eles viam meio escondidos, porque novela era coisa de mulher”, disse Tarcísio ao Memória Globo. 

Pequenas grandes histórias iluminam potencial transformador do esporte

Em entrevista a VEJA, em 2019, o ator falou sobre a finitude da vida: “Ninguém gosta de pensar que o fim está chegando. Mas ele está chegando para mim. A esta altura, muitos colegas da minha idade se foram. Daqui a pouco, vou eu. Talvez eu deixe um vazio nas pessoas.

No ano passado, Tarcísio e Gloria Menezes não tiveram seus contratos renovados pela emissora, onde trabalharam por 53 anos. O casal passaria a trabalhar por obra. Infelizmente, não deu tempo.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade