Ao aparecer em clipe, pai de santo de Anitta ganha milhares de seguidores
A cantora frequenta o terreiro de Sérgio Pina de Oxóssi, em Nova Iguaçu, desde 2013, quando foi agradecer após estourar com a música Show das Poderosas
O babalorixá Sérgio Pina de Oxóssi, pai de santo de Anitta, ganhou sete mil novos seguidores no Instagram após aparecer no novo clipe da cantora, Aceita, que traz imagens gravadas em um terreiro de candomblé. O trabalho, lançado nesta terça (14), veio cercado de polêmica: a artista anunciou que perdeu 200 000 seguidores em duas horas após postar fotos do clipe em seu perfil.
Mas, para Pina, a repercussão foi positiva: além do aumento de seguidores, ele recebeu diversos comentários positivos em sua postagem mais recente. Uma mulher escreveu: “Sou evangélica, mas admiro muito o senhor pela coragem em (se) posicionar sobre diversos assuntos. Deus abençoe sua vida!”. Ao que ele respondeu: “Agradecido. filha, desejo o mesmo, beijos de pai.”
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O babalorixá é a liderança do Ilê Asè Odé Omi Tutu, localizado no bairro Ponto Chic, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Anitta frequenta a casa desde 2013, após estourar com a música Show das Poderosas, quando esteve no terreiro para agradecer o sucesso alcançado.
Lá, ela é a ekedi (ou ajoiê) Larissa, assumindo um cargo que tem como função cuidar dos filhos incorporados com o orixá e de todos no terreiro, tomando conta das roupas, verificando se as quartinhas estão com água, varrendo, organizando festas e outras funções.
A cantora é filha do orixá Logun Edé, um jovem caçador, exímio feiticeiro, filho de Oxóssi e Oxum. Uma de suas características é a dualidade, já que ora ele é doce e benevolente como Oxum, ora é sério e solitário como Oxóssi. A deidade, aliás, é o enredo da Unidos da Tijuca para 2025 — Anitta postou a sinopse em inglês na legenda das fotos do clipe.
Anitta cresceu entre o candomblé, religião de seu pai, Mauro, e de seu irmão Renan, e o catolicismo, de sua mãe, Miriam. Em 2013, ela optou pela religião de matriz africana e passou a frequentar o terreiro de Sérgio Pina de Oxóssi, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ela já publicou fotos ao lado do pai de santo em algumas ocasiões.
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O clipe, no entanto, não foi gravado lá, mas sim em uma casa de axé em Magé, também na Baixada. Dirigido por João Wainer e Ricardo Souza, o vídeo é todo em preto e branco traz citações ao judaísmo, catolicismo, umbanda e religiões evangélicas. A artista contou as crenças de todos os envolvidos na produção estão representadas no clipe.
Anitta alterna roupas brancas, referência às vestimenta tradicional dos terreiros do candomblé, um figurino de palha que remete ao orixá Omolu/Obaluaê e um momento em que aparece nua, enquanto recebe um banho (chamado de abô ou agbo no candomblé).
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A faixa é parte do álbum Funk Generation, lançado pela Poderosa no mês passado. A letra, em espanhol, fala sobre Anitta e, segundo a cantora, ela traduz características de Logun Edé para a história dela. O vídeo estava previsto para ser divulgado na quarta (15), mas, diante da polêmica, foi antecipado. Nesta quinta (16), ele já ultrapassava 1,2 milhão de visualizações
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