Como Anitta chegou ao primeiro lugar do top global do Spotify com Envolver
Empenho da artista em construir uma carreira no exterior e ajudas de famosos e fãs contribuíram para a cantora atingir a marca inédita para o Brasil
Anitta chegou lá: depois de viralizar nas redes por causa da dança que a cantora faz durante as apresentações, o hit Envolver alcançou o primeiro lugar do top global do Spotify na manhã desta sexta (25). É a primeira vez que um artista do Brasil atinge essa posição.
+ Foto com Anitta? Agora só com o título de eleitor em dia
Tudo começou com a coreografia feita pela artista, que viralizou no TikTok e se tornou um desafio: usuários da rede no mundo inteiro, e sobretudo na América Latina, postaram vídeos imitando os passos da brasileira, que mexe o bumbum com os braços apoiados no chão, numa pose semelhante à da flexão. Nos países latino-americanos de língua espanhola, El Paso de Anitta se tornou uma das expressões mais buscadas na internet.
Isso impulsionou a canção no streaming, e a artista foi a primeira brasileira a ingressar no top 10 da plataforma, deixando para trás artistas como Lil Nas X, Ed Sheeran e Justin Bieber, Adele e Camila Cabello. Cantada em espanhol, a faixa atingiu uma média de 6,3 milhões de reproduções diárias. Vai Malandra, o maior sucesso internacional anterior de Anitta, chegou à 18ª posição do Spotify em seu lançamento.
+ Vai, malandra: Anitta passa Adele e chega ao top 5 mundial do Spotify
Os dez países que mais têm escutado Envolver são Brasil, México, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina, Espanha, Colômbia, Equador e Guatemala, informa o Spotify. Mais da metade dos ouvintes são do exterior. No YouTube, 45% das visualizações do clipe vêm do Brasil.
+ Que tal maratonar filmes sobre moda?
A artista contou ao Globo que nada disso foi sorte. De olho na rede social, ela encomendou uma coreografia irreverente a Aliya Brinson, bailarina que já trabalhou com Nicki Minaj e Chris Brown, para embalar o clipe, dirigido pela própria cantora. Demorou um pouco, já que o clipe saiu em novembro e só agora a dança se espalhou, mas deu certo.
+ Mário Frias perde ação contra o ator Armando Babaioff: entenda o caso
Se Envolver se tornou viral com maioria de audições vindas do exterior, os brasileiros, no entanto, deram uma forcinha para a música. Primeiro, com a adesão dos famosos ao desafio da coreografia. Tatá Werneck, Gretchen, Deborah Secco, Bruna Marquezine, Juliette, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Luan Santana, Eliana, Gil do Vigor, Ana Maria Braga e Casimiro foram alguns dos nomes que fizeram o passo. Apresentador do BBB 22, Tadeu Schmidt disse que iria ouvir a faixa até ela chegar a primeiro lugar.
+ Equinócio de Outono – Feliz Ano Astrológico!
🚨ATÉ O TADEU ESTÁ DANDO STREAM EM “Envolver”!!!! Ele disse que está ouvindo o dia inteiro e vai ouvir até chegar no #1! Quer ser o apresentador mais carismático do Brasil? Vai ter que ralar pra passar esse! #BBB22 pic.twitter.com/LCGqR18W2n
— Central BBB • #BBB22 (@centralreality) March 24, 2022
O público de Anitta, por sua vez, deu uma força e tanto para ajudar a cantora a atingir o ponto máximo da parada do Spotify. Nos últimos dias, fã-clubes da artista organizaram streaming parties. Muito comuns entre os fãs de K-Pop, elas são organizadas para ouvir as músicas de sua banda preferida e, assim, melhorar a posição das faixas em paradas de sucesso. Em uma semana, Envolver foi do 17º ao 1º lugar.
+ Maria Helena, a eterna porta-bandeira da Imperatriz, morre no Rio
Nós organizamos uma MEGA STREAMING PARTY para “Envolver” juntamente com vários portais, fóruns e grandes páginas às 19h!
Será realizada na @StationHead, então baixem o app e estejam aqui no horário! pic.twitter.com/pJdDaURsH7
— Anitta Crave (@AnittaCrave) March 24, 2022
Além disso, é notória a dedicação da cantora a construir uma carreira internacional. Marcelo Castello Branco, diretor da União Brasileira dos Compositores (UBC) e ex-presidente da Universal Music na América Latina, em Portugal e na Espanha, afirmou à Folha de S. Paulo que é preciso se mudar do Brasil para virar presença constante em eventos da indústria e, assim, criar conexões sólidas com figuras estrangeiras que podem ajudar a alavancar uma carreira lá fora. Como Anitta vem fazendo.
+ Quem é a sambista da Paraíso do Tuiuti que viralizou na Internet?
Ele frisa que uma coisa é exportar canções, outra é exportar talentos. “Isso demanda disposição para investir lá fora e correr o risco de perder tempo e dinheiro, já que, no Brasil, um artista estourado pode rodar o país fazendo shows sem parar por até cinco anos. Ninguém quer trocar o certo pelo duvidoso”, observa.
+ Maria Ribeiro: essa voz tamanha
Por sinal, Anitta revelou que sua gravadora, a Warner, resistiu a lançar Envolver. “Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria força para lançar isso sozinha”, contou. De fato, a faixa saiu em novembro e não fez muito barulho na época. Porém, nas apresentações recentes da cantora pelo Brasil, já era possível ver uma empolgação a mais do público na hora em que ela fazia a coreografia.
+ Aos 64 anos, Maitê Proença quer quebrar paradigma: ‘Mulher velha incomoda’
O clipe de Envolver foi o mais simples entre os realizados por Anitta nos últimos tempos. Com baixo custo, ele traz a cantora realizando uma coreografia sexy sozinha ou ao lado do modelo marroquino Ayoub.
+ Cauã Reymond dá novos passos profissionais como sócio de marca de calçados
Como a a música estava em segundo lugar e havia muito empenho e expectativa para quando a música atingisse o topo da parada do Spotify, a família da cantora organizou uma festa surpresa para ela, que faz aniversário em 30 de março, mas não estará no Brasil no dia. E que presentaço!
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui