Carlos Scliar, da Reflexão à Criação
![carlos-scliar_bule-azul-ferro-de-passar-vermelho-etc-no-desenho-de-1954_1986.jpeg](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_bule-azul-ferro-de-passar-vermelho-etc-no-desenho-de-1954_1986.jpeg)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_bule-azul-ferro-de-passar-vermelho-etc-no-desenho-de-1954_1986.jpeg?quality=70&strip=info&w=810&w=636)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_cavalete-i_1955.jpeg?quality=70&strip=info&w=794&w=636)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_garrafas-e-frutas_1960_foto-raquel-silva.jpeg?quality=70&strip=info&w=421&w=636)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_natureza-morta-conquistada_1986.jpeg?quality=70&strip=info&w=822&w=636)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_pai_e_rosas.jpeg?quality=70&strip=info&w=476&w=636)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/carlos-scliar_sesta-iv_1955.jpeg?quality=70&strip=info&w=790&w=636)
![](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/natureza-morta-com-jarra-rosa-etc-1985.jpeg?quality=70&strip=info&w=862&w=636)
Traços simples, que impressionam pela geometria perfeita e pela abundância de detalhes, sobressaem nas obras desta alentada exposição dedicada a Carlos Scliar (1920-2001). A mostra apresenta um panorama de mais de seis décadas de trabalho do renomado artista plástico, das primeiras produções, na década de 40, à icônica série comemorativa Descobrimento do Brasil, passando por gravuras gaúchas das décadas de 50 e 60. É possível perceber a evolução técnica de Scliar ao longo do tempo, em uma carreira inspirada por nomes como Lasar Segall (1891-1957) e Candido Portinari (1903-1962), dois dos mestres com quem estudou. Suas pinceladas conferem caráter dimensional a algumas obras, nas quais elementos parecem saltar dos quadros. Enquanto alguns de seus contemporâneos buscavam o contexto histórico, Scliar optou por retratar naturezas-mortas e a beleza de objetos simples. Bules, velas, taças, jarros, cestas de frutas e outros artigos singelos, que poderiam ser facilmente encontrados em uma mesa de jantar, enfeitam a grande maioria dos quadros, que não eram pintados em telas convencionais, mas em tapumes de madeira forrados de jornal. No acervo, selecionado sob a curadoria de Marcus de Lontra Costa, entram ainda obras de serigrafia e desenhos em nanquim.