COTIDIANO

Restaurantes do Rio terão selo de qualidade

Vigilância Sanitária Municipal avaliará a qualidade da segurança alimentar de 241 estabelecimentos para a Copa do Mundo de 2014

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

bar-urca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em setembro deste ano, a Vigilância Sanitária Municipal começará uma ação pensando na Copa do Mundo de 2014. Até abril do ano que vem, 241 bares, restaurantes e lanchonetes da cidade serão vistoriados e terão a qualidade de sua segurança alimentar avaliada em cinco níveis ? ótima, muito boa, boa, aceitável ou inaceitável. Os estabelecimentos que forem enquadrados na pior escala, serão fechados imediatamente e só poderão ser reabertos após de adequarem às normas.

A classificação dos estabelecimentos faz parte de um projeto piloto do Ministério da Saúde, que aproveitou a proximidade do evento para colocá-lo em prática, distribuindo R$ 5,1 milhões do Governo Federal às cidades-sede da Copa para qualificação de profissionais (apenas Salvador não aderiu ao programa). A Prefeitura do Rio recebeu R$ 640 mil e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as casas a serem avaliadas estão sendo selecionadas de acordo com sua vocação turística, além de riscos sanitários que possam oferecer. A vistoria avaliará 51 itens, divididos como "eliminatórios", "pontuados" e "classificatórios", além de classificar as falhas por graus de importância, em "críticas", "intermediárias" e "menos críticas".

A avaliação dos restaurantes será feita em duas etapas: de setembro a dezembro deste ano e de janeiro a abril de 2014. O resultado será divulgado em maio e ficará disponível nos estabelecimentos e no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: VEJA RIO