GASTRONOMIA

Desejos de inverno

Perguntamos a 10 chefs o que não pode faltar na mesa deles durante os meses mais frescos no Rio. Anote as receitas!

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

sopa3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Tudo parece ficar mais gostoso no inverno, ainda mais se chegar quentinho à mesa. Os chefs confirmam: o frio desperta mesmo desejos gastronômicos particulares. Ainda que a rotina deles durante o ano inteiro seja provar quitutes aqui e acolá, as temperaturas mais amenas são um convite a delícias como fondues, sopas e cremes diversos. Anote as receitas e dicas especiais dos mestres-cucas para este finalzinho de inverno!

1) Fondue de queijo: ?Fácil de preparar em casa e perfeito para saborear com os amigos?, diz Christophe Lidy, chef do Garcia & Rodrigues.

Dica: jogar meio copo de kirsch ou cachaça no fondue, ao final do preparo. ?Aprendi com o meu pai?, revela Lidy.

2) Sopa de cogumelos ao aroma cherry: todo inverno, a chef Ana Ribeiro, do La Cigale, prepara esta receita em que une o útil ao agradável: o cogumelo, que é uma de suas paixões, e o conhaque, para esquentar. Clique aqui para ver a receita.

Dica: servir a sopa no pão italiano acompanhada por um bom vinho, de preferência um Bordeaux.

3) Creme de baroa com ementhal: ?O friozinho é ideal para esta minha receita especial de creme, acompanhado por torradinhas de baguete?, garante Fabio Battistella, sócio e chef-executivo do Meza Bar. Clique aqui para ver a receita.

Dica: o segredo é cortar o queijo ementhal em cubos e salpicar na sopa na hora de servir.

4) Raclete: este é o prato favorito do chef Patrick Bolle, do Alameda, no inverno. Trata-se de um quitute típico da Suíça, à base do queijo homônimo. Ele é derretido na racleteira e servido com batatas cozidas em água e sal, pães e frios. Bolle nasceu na cidade de Besançon, França, e sempre saboreava esta delícia na casa da família quando as temperaturas caíam. Para ele, a raclete traz boas lembranças e fica melhor ainda quando acompanhada por um bom vinho francês de uvas riesling.

Dica: selecionar frios de qualidade, como presunto de parma bem curado, e optar também por picles caseiros como acompanhamento.

sopa1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

5) Tom yam gung (sopa de camarão com gengibre): a receita é um clássico na mesa do chef Thiago Sodré, do Sawasdee Bistrô, quando o tempo começa a esfriar. Não à toa, ela é servida também no restaurante. ?O gengibre é um ingrediente que esquenta, perfeito para deixar as sopas ainda mais aconchegantes no inverno?, diz Sodré. Clique aqui para ver a receita.

Dica: não dispense as cabeças e cascas do camarão. Reserve e aproveite na própria receita.

6) Sopa bicolor de funghi e abóbora: a receita tradicional na casa do chef Ronaldo Canha foi direto para a mesa do restaurante Quadrucci neste inverno. Duas em uma, a receita é servida com torradinhas de baguete e promete agradar todos os tipos de paladar. Clique aqui para ver a receita.

Dica: na hora de servir, despejar as duas sopas simultaneamente no prato, uma de cada lado, até que preencham todo o espaço.

7) Risoto de mix de cogumelos trufados com parma crocante: Karla Keide, chef-executiva da rede de botecos pé-limpos Botequim Informal, espera esta época do ano chegar para se deliciar com risotos. Clique aqui para ver a receita.

Dica: o segredo é mexer bastante. Dessa forma, o amido se desprende melhor do arroz, deixando-o mais cremoso.

8) Risoto de alcachofra: como é difícil encontrar o prato em restaurantes, Vivian Arab, do restaurante Arab, sempre aproveita o friozinho como uma boa desculpa para saboreá-lo.

Dica: usar alcachofra fresca e ter paciência durante o cozimento.

sopa2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

9) Sopa de cebola: para Carla Pernambuco, chef do Carlota, inverno é tempo de sopas reconfortantes. Sua preferida? A de cebola, é claro. Clique aqui para ver a receita.

Dica: uma colher de vinho branco e duas de conhaque dão o toque especial ao prato. Além do sabor a mais, a sopa ganha também uma corzinha.

10) Cassoulet: quando a temperatura começa a cair, o chef francês e sócio do Espaço Carioca de Gastronomia, Harold Lethias, adora reunir os amigos para, entre uma taça e outra de vinho, preparar um belo cassoulet. Clique aqui para ver a receita.

Dica: confit de pato realça o sabor da receita.

E qual é o seu prato preferido no inverno? Deixe sua receita!

LEIA MAIS:

- Sabores da estação: confira dez receitas de sopas gostosas, quentinhas e disponíveis nos cardápios cariocas

Fonte: VEJA RIO