Arte em todo lugar

Uma seleção com lojas de moda, bares e até salões de beleza que promovem exposições de arte em seu interior

Não importa o lugar, apreciar uma bela obra de arte sempre faz bem aos olhos. E, além dos museus e espaços culturais da cidade, há ainda uma vasta opção de locais em que cariocas e turistas podem conferir pinturas, fotografias, artesanato, esculturas, grafite e peças de design – tanto de novos artistas quando de nomes consagrados do mundo da arte. Confira alguns estabelecimentos comerciais da cidade que mantém verdadeiras galerias em seu interior.

BARES E RESTAURANTES

Jeffrey Store

Recém-inaugurada no Leblon, a cervejaria carioca Jeffrey Store tem uma agenda repleta de atrações, como pocket-shows, eventos e exposições. Com um espaço especialmente dedicado às obras de arte e batizado de Galeria Jeffrey, a cervejaria já recebe sua segunda mostra, intitulada Paciência, do artista plástico Rique Inglez. Co-fundador do Coletivo Novecinco, Rique escolheu cinco obras inéditas para compor esta que é a sua primeira exposição individual. A exposição fica em cartaz até 2 de julho e tem entrada gratuita. A agenda da cervejaria já está completa 2015.

Rua Tubira, 8, loja C, Leblon. Funcionamento da galeria: segunda a sexta, de 11h às 20h; sábados, de 12h às 18h. jeffrey.com.br

Brigite’s

Fotos: Claudia Garcia

Fotos: Claudia Garcia

O charmoso bistrô italiano Brigite’s, no Leblon, abre as portas para a arte ocupar as paredes de seu salão. No momento, está em cartaz a exposição Mulheres em Movimento, da fotógrafa Claudia Garcia. A mostra é composta por imagens de quinze mulheres cariocas, entre atrizes, modelos, atletas e formadoras de opinião, em seus diferentes momentos. Entre as modelos, estão a ex-jogadora de vôlei Isabel, a atriz Guilhermina Guinle, a apresentadora Bela Gil e a modelo Daniela Sarayba. A exposição ficará em cartaz no salão principal do Brigite’s até o final de julho.

Rua Dias Ferreira, 247-A, Leblon. Tel: 2274-5590. brigites.com.br

Paris Gastrô e Paris Bar

Divulgação

Divulgação

Inspirada em salões simbólicos da gastronomia parisiense, Beth Serpa cuidou pessoalmente da decoração do antigo casarão na Praia do Flamengo, fazendo com que ela própria se assemelhe a uma obra de arte. Piso em parquet, cortinas de seda, lustres de cristal e poltronas cor de tangerina compõem o ambiente. Além disso, para o restaurante, Carlos Alberto Serpa selecionou obras de sua coleção particular. Quadros de Kazuo Wakabayashi, Carlos Vergara e Christiane Fangueiro, e esculturas de Bruno Giorgi acompanham cadeiras sofisticadas em estilo francês século XVIII.

Rua Praia do Flamengo, 340, Flamengo. Tel: 2551-1278. julietadeserpa.com.br

Churrascaria Palace

Divulgação

Divulgação

A casa localizada em Copacabana expõe frequentemente obras de arte nas paredes dos salões. Atualmente, os clientes podem apreciar fotos itinerantes do Rio Antigo, que estarão à venda para os clientes ao final da exposição. Além disso, fotos da cidade da década de 1950 rodando na televisão da churrascaria.

Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana. Tel: 2541-5898. churrascariapalace.com.br

Espaço Don

Divulgação

Divulgação

O restaurante em Vargem Grande traz ao público mensalmente exposições sobre variados temas. Entre elas, uma das últimas que ganhou destaque foi a exposição Mandalas, dos artesãos Wilian e Saillot Eliane. As telas retratavam versões variadas do tema, desde as medievais as cósmicas.

Estrada dos Bandeirantes, 23641, Vargem Grande. Tel: 3437-3536. espacodon.com.br

LOJAS DE MODA

Casa Ipanema

Divulgação

Divulgação

Inaugurada com o objetivo de ser um espaço de interseção entre moda e arte, a casa da marca de sandálias em Ipanema reserva o seu terceiro andar para a realização de workshops e exposições. Até este sábado (7), está em cartaz a CompulsArt, da artista visual Katia Wille. A mostra reúne trabalhos feitos em movimento, que expressam a rapidez do olhar da artista em captar pequenos detalhes do cotidiano que a muitos passariam totalmente despercebidos.

A partir do dia 10 de junho é a vez da artista Mana Bernardes ocupar o espaço com a exposição Mapa Sensorial de Ipanema, uma espécie de labirinto, construído com fotos gigantes que convida os visitantes a “viverem” o bairro em seus diferentes aspectos. Haverá também oficinas de arte às sextas de junho e julho, das 16h às 20h. Além das mostras temporárias, a Casa toda é decorada com uma exposição permanente com objetos doados por ilustres ocupantes do bairro, como um adesivo com a primeira logo da Company e uma placa da sorveteria Chaika.

Rua Garcia D’Ávila, 77, Ipanema. Tel: 2523-1239. sandaliasipanema.com.br

Q.Guai

Divulgação

Divulgação

A loja multimarcas Q.Guai, em Ipanema, oferece suas paredes para exposições de jovens artistas. Até 20 de junho, quem ocupa o espaço é a artista Di Couto, que apresenta sua primeira exposição individual – Um Outro Olhar. A mostra reúne seis trabalhos, que são ilustrações de mulheres a partir de uma mistura de técnicas como textura de fios de la?, pape?is tingidos a cafe? e colagem de galhos de árvores.

Rua Henrique Dumont, 65-A, Ipanema. Tel: 2529-2263. qguai.com.br

Gilson Martins

gilson-martins.jpg

gilson-martins.jpg

O designer Gilson Martins, conhecido por criar acessórios com estampas da bandeira brasileira em diferentes materiais, promoveu o concurso Sou+Brasil entre os funcionários de sua fábrica. Profissionais como costureiras, cortadores e montadores assumiram o papel de criadores e desenharam peças trabalhando com as sobras de materiais e aviamentos que seriam o lixo. Os melhores trabalhos estão expostos na Galeria de Arte Gilson Martins, em Ipanema, desde fevereiro. Todas as bolsas estão à venda com parte do valor sendo revertido aos funcionários.

Rua Visconde de Pirajá, 462, Ipanema. Tel: 2227-6178. gilsonmartins.com.br

FYI

Divulgação

Divulgação

A campanha de inverno da grife – Terra Incógnita – foi fotografada em uma fábrica abandonada, que ganhou instalações de quatro artistas convidados, hoje com fotos expostas nas paredes da loja. O artista plástico Peu Mello, que também é diretor criativo da marca, foi o responsável pela idealização, curadoria e execução dessa exposição. O ambiente da loja é rico em arte de variados estilos. Além das obras de Peu – uma instalação em madeira, suas famosas cadeiras customizadas e pinturas em tela -, tem ainda fotografias em preto e branco de Demian Jacob. Uma montagem de fotos de Layla Mota, formada em artes plásticas e filha do designer de móveis Carlos Motta; e instalações de Bianca Nabuco, consultora criativa, feitas com peças de roupa, bolhas de vidro e outros objetos para conceito da campanha.

Rua Marquês de São Vicente, 52, Shopping da Gávea, Gávea. Tel: 2239-6039. fyistore.com.br

Shop 126

Divulgação

Divulgação

A marca convidou referencias do mundo do design para expor entre as peças da vitrine. Cada loja ganha assinatura de uma marca/artista, como a Bold, fundada por Léo Eyer. Já a Think Design, comandada por Luiz Guilherme, mais conhecido como BIG, emprestou a graça do seu banco balão para uma das vitrines. Além das empresas, nomes como Zanini de Zanine, Fred Van Camp e a dupla Pri Boldrini & Raphael Costa fazem parte do projeto.

Rua Maria Quitéria, 91, Ipanema. Tel: 2267-9593. shop126.com.br

Garimppo

Divulgação

Divulgação

A marca carioca convidou três novos talentos do grafite para inovar suas cabines, que contam com os desenhos dos artistas João Mazza, que tem como forte característica a utilização das formas de tentáculos, Igor Nunes, que espalha pelas ruas da cidade seus passarinhos, e Talitha Rossi, com a pintura da boneca que é a síntese de várias personalidades femininas.

Rua Visconde de Pirajá, 540, loja 104, Ipanema. Tel: 2540-8061. garimppo.com.br

Joyá

Divulgação

Divulgação

A loja de joias Joyá, que reúne no mesmo espaço nove designers com variados tipos de trabalhos e perfis diferentes, trouxe o artista plástico português João Samina para grafitar a loja. A multimarca tem um toque mais descontraído e é estruturada como uma verdadeira galeria de arte: as peças são expostas numa vitrine flutuante, penduradas numa cortina.

Rua Visconde Pirajá, 351, loja 220, Ipanema. Tel: 2117-1132. joyaipanema.com.br

Homegrown

Divulgação

Divulgação

A Homegrown nasceu com o intuito de juntar o conceito de loja de roupas, galeria de arte e música independente em um só lugar. É conseguiu. O espaço promove frequentes exposições de novos artistas. No momento, nove nomes da arte urbana e contemporânea carioca com estilos, técnicas e estéticas diferentes, se reúnem nas paredes da galeria com obras em serigrafia. O time é composto por Bruno Big, Antônio Bokel, Combone, João Lelo, Marina Zumi, Marcelo Macedo, Rafael Uzai, Onio e Bruno BR. Cada série é conta com apenas 20 unidades, numeradas e assinadas em punho pelos próprios artistas, e são vendidas a R$ 600. A mostra acontece até 14 de junho.

Rua Maria Quitéria, 68, Ipanema. Tel: 2513-2160. homegrown.com.br

SAÚDE E BELEZA

Goa Health Club

Divulgação

Divulgação

Com o objetivo de unir beleza, arte e bem-estar, a dermatologista Gabriella Vasconcellos possui em sua clínica um acervo de obras de arte do empresário Carlos Fernando Carvalho Hosken, que também é seu sogro. Entre algumas das obras presentes no ambiente estão: Buddha, da artista Maria Margarida, as esculturas Inverno, Primavera e Verão, da Beneficiência Portuguesa, além de um par de colunas policromada, do século XVIII.

Avenida dos Flamboyants, 855, sala 304/25, Condomínio Península Mall, Barra da Tijuca. Tel: 3268-7012. goaclub.com.br

ProBalance Care & Fitness

Divulgação

Divulgação

O espaço fitness também conta com mostras de obras de arte. Atualmente, estão expostas quatro obras do artista plástico Thomaz Velho e uma de Mariana Trigo. Há ainda uma escultura em cerâmica do artista Leo Battistelle.

Rua Vinicius de Moraes, 71-B, Ipanema. Tel: 2522-4557. probalanceacademia.com.br

Salão Cultura da Beleza

Divulgação

Divulgação

O salão em Ipanema costuma promover exposições de quadros em seu espaço, que ficam disponíveis para compra. Os valores das telas vão de R$ 350 a R$ 1.600. Atualmente, estão expostas obras do artista é Alvin Kleyn.

Rua Visconde de Pirajá, 282, Ipanema. Tel: 2523-5329.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s