Os benefícios do samba para entrar em forma até o carnaval

Assim como ocorre com a chegada do verão, às vésperas do Carnaval, a mulherada fica desesperada para entrar em forma e aguentar o pique durante a folia. Além de movimentar o esqueleto por inteiro, queimar calorias e aumentar o condicionamento físico, dançar fortalece ossos e músculos, melhora o equilíbrio e o humor. Por isso, nada melhor […]

Divulgação: Riotur

Divulgação: Riotur

Assim como ocorre com a chegada do verão, às vésperas do Carnaval, a mulherada fica desesperada para entrar em forma e aguentar o pique durante a folia. Além de movimentar o esqueleto por inteiro, queimar calorias e aumentar o condicionamento físico, dançar fortalece ossos e músculos, melhora o equilíbrio e o humor. Por isso, nada melhor que o samba para ficar preparada para a maratona do maior espetáculo da Terra.

O ritmo também reduz as dores, potencializa o aprendizado, a memória e a atenção. Isso sem falar no convívio coletivo, que pode garantir novas amizades e boas risadas.

Segundo a professora Carla Campos, especialista na dança há mais de uma década, o samba é um exercício praticamente completo, sobretudo para o corpo feminino. “Ele deixa as pernas ficam mais torneadas, mais fortes e o corpo mais definido “, ressalta. “Sem contar que trabalha com vários grupos musculares: pés, pernas, joelhos, quadris e abdômen”, completa.

Apesar de ser um ritmo brasileiro, nem todo mundo tem facilidade para sambar. Isso acontece pela dificuldade em coordenar, simultaneamente, braços pernas e quadris. E ainda girar. “Uma dica é deixar a timidez de lado, porque ela trava os movimentos. Além disso, é necessário estar atenta, como se estivesse meditando”, aconselha Carla.

Para dar boas-vindas à semana de blocos e desfiles na Marquês de Sapucaí, algumas academias e estúdios de dança criaram aulas temáticas. Selecionamos algumas para vocês.

Samba Fit 

Professora de samba fit há mais de quinze anos, Carla Campos comanda a atividade que mescla movimentos do samba com exercícios aeróbicos. Trata-se de uma aula dinâmica – com coreografias – na qual os passos vão sendo ensinados progressivamente. Em uma hora, é possível queimar até 500 calorias, o que equivale a uma aula de spinning. Em seu estúdio, no bairro de Ipanema, as classes acontecem três vezes por semana (segundas, 10h, 12h30 e 20h30; quartas e sextas, 10h), com turmas de até seis alunos. Já na Velox, os vinte aprendizes podem se divertir aos sábados, também com Carla, às 12h15. Informações: 7892-0341 (Samba Fit Carla Campos) e 2537-2551 (Velox Fitness).

IMG_2045

Batuque Dança Fitness e Samba

No estúdio instalado em Ipanema, o batuque dança fitness faz a linha de uma a aula lúdica, com gasto calórico de até 600 calorias,  onde o aluno faz os passos de dança – inclusive com movimentos indígenas – utilizando a caxirola verde e amarela  como instrumento de percussão. Além da parte física, com movimentos nos membros inferiores e superiores, os 50 minutos de aula trabalham a coordenação motora  e noções de música. A atividade também alivia o stress e estimula a criatividade. As aulas, com limite máximo de dez alunos por turma, são ministradas às terças e quintas, às 11h. Aos sábados, às 11h, o professor Ari Guimas entra em cena com os ensinamentos do samba. Informações: 99914-6071 (Studio CA Fitness).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s