Depressão ou menopausa? Em livro, médica ajuda a identificar indícios

A pedido de VEJA Rio, dermatologista Gabriella Albuquerque selecionou dicas para auxiliar as mulheres que começaram a enfrentar a 'segunda primavera'

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 12 Maio 2025, 09h08 - Publicado em 6 Maio 2025, 10h28
gabriella-albuquerque
Gabriella Albuquerque: muitas mulheres descobrem que estão na menopausa ao se queixarem com o dermatologista (./Divulgação)
Continua após publicidade

Lançando o livro Menopausa Sem Pausa, a dermatologista Gabriella Albuquerque, especializada em rejuvenescimento não-cirúrgico, oferece estratégias práticas para transformar essa conturbada fase da maturidade num período de autodescoberta e aceitação.

A pedido de VEJA Rio, a médica selecionou algumas dicas, presentes no livro, para auxiliar as mulheres que começaram a enfrentar a menopausa. Confira abaixo:

+ O conselho que Sophie Charlotte gostaria de dar aos atores

1) Crie o hábito de passar hidratantes em todo o corpo após o banho, com a pele ainda úmida. Esse ritual de autocuidado ajuda a deixar a pele saudável e sem coceira, por restaurar o manto lipídico que diminui nesta fase vida.

2) Pratique atividades físicas regularmente. A musculação ajuda a manter em dia o sistema cardiovascular, evita a osteoporose e a sarcopenia (também conhecida como perda muscular) e, para fazer efeito, é necessário comparecer à academia pelo menos três vezes na semana. Exercícios coletivos, a exemplo de dança ou luta, ajudam a manter o equilíbrio e a socialização em dia, ambas características importantes nesta fase.

Continua após a publicidade

3) Você não está deprimida, está na menopausa! A perda de estrogênio pode causar ansiedade, irritabilidade e até depressão. A reposição hormonal é uma bem-vinda aliada neste processo.

+ Bienal do Livro terá biblioteca imersiva para crianças

Sobre o livro:

A menopausa marca uma nova fase no corpo e na mente da mulher antes mesmo de ser diagnosticada. Estudos recentes revelam que as preocupações mais expressivas entre mulheres não são os conhecidos fogachos ou as mudanças emocionais, mas sim a perda de cabelos e o surgimento de rugas. Isso ressalta a importância do papel do dermatologista nesse processo de transição.

Continua após a publicidade

Gabriella Albuquerque, dermatologista carioca e especialista em medicina regenerativa,  escreveu Menopausa sem Pausa para desmistificar esse período, oferecendo um guia prático e acolhedor com caminhos e soluções para mulheres que enfrentam a fase chamada pela autora de “segunda primavera”.

No livro, Gabriella explica que os sinais evidenciados na aparência e no corpo podem ser observados através de rugas profundas; contorno do rosto, que parece render-se à gravidade; cabelos que perdem o volume; unhas que se tornam frágeis; uma cintura que já não se define como antes; e a secura não só da pele, mas também vaginal. “Curiosamente, é a busca por soluções para essas mudanças estéticas que acende esse sinal nas mulheres, diz a médica.

Na próxima quinta (15), às 18h30, a médica participa de um bate-papo gratuito sobre menopausa com Cyntia Howlett, nutricionista, e Kely Galego, da RJ+ Investimentos. As inscrições estão encerradas.

Continua após a publicidade

O lançamento do livro será no dia 4 de junho, a partir das 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.