De Zeca Pagodinho a Xororó, o tributo do Rock in Rio à música brasileira
Dia Brasil, em 21 de setembro, terá mais de 70 artistas nacionais; palcos irão receber nomes divididos por estilo, em apresentações individuais e conjuntas
O Rock in Rio terá um dia inteiro só com artistas nacionais na edição de 2024. Batizado de Dia Brasil, o dia 21 de setembro, o penúltimo desta edição do festival, irá reunir mais de 70 atrações, dos mais diversos estilos musicais: do funk ao sertanejo, passando pelo samba, o trap, o pop, o jazz e a MPB, entre outros.
Chitãozinho & Xororó, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Filipe Ret, Luan Santana, Daniela Mercury, Capital Inicial, Pitty, Ana Castela, MC Ryan SP, Junior, Gloria Groove, Jão, Alcione, Criolo, Djonga, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Claudio Zoli, Hyldon, Jonathan Ferr, Antonio Adolfo, MC Dricka, MC Livinho, Nathan Amaral, Orquestra Jovem da Sinfônica Brasileira, Kevin O Chris, MC Carol e Mochakk estão entre as atrações.
+ Tem feriado no meio da semana! Festival e show de jazz animam a cidade
Cada palco irá receber artistas divididos por estilo musical, que se apresentam individualmente e juntos, em encontros inéditos. O Palco Mundo recebe os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido no chamado Para Sempre: Rock. Já Chitãozinho & Xororó e Orquestra Heliópolis fazem em uma apresentação com os convidados Ana Castela, Junior, Luan Santana e Simone Mendes, no Para Sempre: Sertanejo.
O Para Sempre: MPB conta com Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, BaianaSystem, Ney Matogrosso e Margareth Menezes. O Para Sempre: Trap, por sua vez, conta com MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh.
No Palco Sunset, o Para Sempre: pop traz Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Lulu Santos e Luísa Sonza. Zeca Pagodinho e sua banda convidam para subir ao palco Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares, no Para Sempre: Samba. O Para Sempre: Rap terá Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2 e Rael.
O formato se estende a outros espaços do evento: o Global Village recebe o Para Sempre: Bossa Nova, com Bossacucanova e Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Wanda Sá. O Para Sempre: Soul reúne Banda Black Rio, Claudio Zoli e Hyldon. E o Para Sempre: Jazz conta com Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antonio Adolfo e Joabe Reis.
+ Cineasta Walter Lima Jr. celebra 60 anos de carreira com mostra no Centro
O Espaço Favela, por sua vez, traz o Para Sempre: Funk, com shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka e MC Ph; o Para Sempre: Música Clássica, com Nathan Amaral e Orquestra Jovem da Sinfônica Brasileira; e o Para Sempre: Baile Funk, com Buchecha, Funk Orquestra, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho e Doca, e Kevin O Chris.
Por fim, o New Dance Order apresenta o Para Sempre: Eletrônica, com os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot convocando o público para a pista de dança.
+ Vamos ao teatro! Estreia de Débora Falabella e mais peças para ver no Rio
Além disso, o festival anunciou ações para ajudar na luta de duas das mais urgentes causas no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza, em parceria com as ONGs Ação da Cidadania, desde já recebendo a doação de 1,5 milhão de pratos de comida, e Gerando Falcões, que, por meio do projeto Favela 3D, vai impactar as vidas de 250 famílias nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência.
O Rock in Rio também irá reunir mais de sessenta 0 artistas brasileiros para a gravação de um clipe da música Deixa o Coração Falar, que incentiva o diálogo e a superação de diferenças. Os direitos participantes da música serão destinados às duas ONGs parceiras do evento.
+ Ipanema 130 anos: 7 dicas imperdíveis para curtir um dia no bairro
Além disso, o festival irá criar produtos licenciados que terão seus lucros revertidos em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados. O público também poderá participar, doando no site oficial do Rock in Rio e durante a compra de ingressos.
O Rock in Rio acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque Olímpico, na Barra. Em 2024, o festival celebra os quarenta anos de sua primeira edição, a serem completados em 2025. Mariah Carey, Ed Sheeran, Katy Perry, Travis Scott e Imagine Dragons estão entre os nomes anunciados até agora.
+ É grátis! 12 exposições para conferir no Rio sem tirar a mão do bolso
Críticas a ausências
Fafá de Belém fez um post criticando a ausência de artistas da Região Norte. “A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aila, onde estou eu?”, disse ela em trecho. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito!”, escreveu, encontrando coro em outros nomes.
Em nota, o Rock in Rio afirmou que ainda serão anunciados outros nomes para o Dia Brasil. “O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação”, diz trecho do texto.
Cidade do Rock. Avenida Salvador Allende, 6500, Barra. 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Ingressos a partir de 23 de maio no site do evento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui