Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Xande de Pilares e Dudu Nobre homenageiam Dona Ivone Lara em live

Nesta semana, também será possível conferir shows on-line de Davi Moraes e Roberta Sá

Por Marcela Capobianco Atualizado em 13 abr 2021, 15h50 - Publicado em 13 abr 2021, 12h08

Embora haja certa confusão em torno do ano de nascimento de Done Ivone Lara, a Rainha do Samba nasceu há exatos 99 anos. Consta numa das biografias da cantora e compositora que a data de 13 de abril de 1921 foi forjada pela mãe da artista na década de 30, para que ela pudesse ser admitida num colégio interno cuja idade mínima das alunas era de 11 anos.

+ Cientistas da UFRJ fazem alerta sobre presença de geosmina na água

O ano de 1921 figura nos documentos de Ivone, mas ela nasceu em 13 de abril de 1922. No entanto, todo dia é dia de homenagear Dona Ivone Lara, com ou sem efeméride ‘redonda’. Nesta terça (13), a partir das 19h, Xande de Pilares, Dudu Nobre, Dandara Mariana, Bruno Castro e André Lara sobem ao palco do Teatro Rival Refit para homenagear a Primeira Dama do Samba.

No repertório, sucessos da compositora e também canções compostas por ela mas nunca gravadas, que acabam de ganhar registro em um EP que será lançado durante o show. A live também marca a chegada do álbum Baú da Dona Ivone, de 2012, às plataformas de streaming.

O espetáculo será transmitido pelo canal do teatro no YouTube, com ingressos solidários a R$ 15,00. Para comprar, clique aqui.

Teresa Cristina.

Teresa Cristina sorrindo, com as mãos próximas ao peito
Teresa Cristina: cantora ganha medalha Chiquinha Gonzaga nesta terça (13) André Pokan/Divulgação

Não é coincidência que em 13 de abril seja comemorado o Dia da Mulher Sambista, data que entrou para o calendário carioca há dois anos, por iniciativa do vereador Tarcísio Motta (PSOL). Na live desta noite, a cantora Teresa Cristina vai receber, do parlamentar, a medalha Chiquinha Gonzaga, honraria da Câmara a mulheres que tenham se destacado na cultura, na arte ou em causas democráticas. Excepcionalmente, Tarcísio Motta será o mestre de cerimônias da live, que já tem mais de 20 participações confirmadas. Vão passar pelo Instagram da cantora (@teresacristinaoficial) nomes como Áurea Martins, Nilze Carvalho, Zé Renato e Lúcio Mauro Filho.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Davi Moraes

Davi Moraes segurando um violão
Davi Moraes: show on-line pelas redes do Sesc Rio divulgação/Divulgação

Nesta quarta (14), o músico Davi Moraes se apresenta pelas redes do Sesc Rio com o show A Guitarra e o Tambor. Acompanhado do percurssionista Orlando Costa, o herdeiro dos Novos Baianos vai tocar as músicas do EP Todos Nós, em homenagem ao pai, Moraes Moreira, morto há um ano, e outras pérolas da carreira.

A apresentação está marcada para as 19h, pelo canal do YouTube do Sesc Rio.

+ Museu Nacional lança tour virtual por exposição sobre os primeiros brasileiros

Roberta Sá.

Roberta Sá em camarote na Sapucaí
Roberta Sá: momento de relembrar show no Circo Voador Bruno Ryfer e equipe/Divulgação

Fechado há mais de um ano por causa da pandemia, o Circo Voador segue relembrando shows que lotaram a lona mais importante do cenário musical carioca. Nesta sexta (16), é a vez de conferir o vídeo do lançamento do disco Giro, de Roberta Sá, em junho de 2019.

+ Circo Voador e Renascença se unem em campanha para arrecadar alimentos para profissionais da música

O álbum, com canções de Gilberto Gil, reúne belas canções, como Afogamento, O Lenço e o Lençol e Autorretratinho. No palco, acompanhada de Bem Gil na guitarra – que também assina a direção musical -, Alberto Continentino no baixo, Danilo Andrade no teclado e Domenico Lancellotti e Marcelo Costa na bateria e percussão, Roberta jogou uma pérola atrás da outra, entre novidades e clássicos de Gil, a exemplo de Tempo Rei e Babá Abapalá, levando ao delírio a multidão que lotava o Circo.

Para assistir, basta acessar o canal do Circo Voador no YouTube a partir das 22h de sexta (16).

Continua após a publicidade
Publicidade