Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Alunos de orquestra gravam vídeo emocionante de canção de Pixinguinha. Assista!

Oriundos de projetos sociais musicais e orquestras comunitárias do Rio, jovens estavam cada um em suas casas, é claro, para gravar o clipe

Por Marcela Capobianco 26 mar 2021, 16h40

Mesmo com aulas remotas por causa da pandemia do novo coronavírus, os alunos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica fizeram questão de marcar o encerramento de mais um ciclo.

+ Fechado em 2017, Bar Semente renasce com festival de música na web

Trinta e um alunos gravaram, cada um em suas casas, trechos da música A Rosa, de Pixinguinha. O resultado é arrepiante. Confira!

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Durante o período de dois anos, a Academia Juvenil oferece para um grupo de jovens músicos entre 14 e 20 anos aulas de teoria e percepção musical, prática orquestral e de instrumentos. O processo de seleção dos alunos acontece por meio de edital.

+ Fotógrafos de comunidades do Rio exibem suas produções em mostra on-line

Como forma de mostrar o aprendizado, a cada etapa do curso eles fazem um concerto. As medidas de isolamento, no entanto, fizeram com que a apresentação ganhasse novos moldes.

+ Mimo Festival ganha versão on-line

Sammy Fuks, flautista da Orquestra Petrobras Sinfônica, regente e professor de prática de orquestra da Academia Juvenil, destaca a dedicação e a força de vontade dos estudantes. “Na Academia eles aprendem a importância da disciplina como base para a vida, a nível técnico e humano. Assim, eles ganham motivação. As aulas on-line são mais um desafio a ser vencido. Gravar um vídeo de forma remota exigiu muita dedicação, mas o resultado nos agradou e está aí para o público apreciar”, reconhece.

Continua após a publicidade

Publicidade