Clique e assine por apenas 4,90/mês

Três exposições abrem no circuito carioca

Universo microscópico é abordado em mostra no Museu do Amanhã

Por Renata Magalhães - 22 set 2017, 11h30
Jorge Duarte/Divulgação

São os Jorges. Amigos de longa data, os mineiros Jorge Fonseca e Jorge Duarte unem forças e, por meio de suas criações, analisam de forma crítica aspectos da sociedade. Em variados suportes, as 35 obras expostas também resgatam a trajetória dos dois. Representante da Geração 80, Duarte apresenta pinturas sobre ferro, tela, vidro e madeira com um toque político, às vezes temperado por humor, como na divertida Ode ao Alfacismo (foto). Fonseca, vencedor do Prêmio Pipa 2017, explora objetos de uso cotidiano e exibe experiências, como um bordado em madeira. Canvas Galeria de Arte. Avenida Atlântica, 4240 (loja 337 do Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 13 de outubro. A partir de quarta (27).

Marco Veloso/Divulgação

Marco Veloso. Ao deixar de lado os contrastes entre tonalidades intensas e suaves, norte de sua produção nas duas últimas décadas, o artista plástico carioca desenvolve uma nova linguagem na mostra anoitecer, amanhecer: desalerta. Através de linhas amarelas sobre um fundo branco, como é possível observar na obra Na Entrada da Estação, os 22 desenhos expostos desenvolvem reflexões a respeito de opressão tecnológica e sensibilidade humana. Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 1º de novembro. A partir de sexta (29).

Francisco Rangel/Divulgação

Mundos Invisíveis — Mostra de Arte Científica Brasileira. Ciência e arte se encontram em exposição que apresenta o universo microscópico por meio de 24 obras. Criadas a partir de refinadas técnicas de ampliação (em até 300 000 vezes), as imagens abordam o que é invisível a olho nu. O resultado da experiência traz uma concentração de células que lembra um jardim asiático e partículas de substâncias químicas no formato de flor (foto). Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Terça a domingo, 10h às 18h. R$ 20,00. Até 7 de janeiro de 2018. A partir de terça (26).

Publicidade