Como vai funcionar o Tour do Samba, passeio de Copacabana à Mangueira
Passeio dura 4h30 e inclui visitas ao Cais do Valongo ao Sambódromo e ao Museu do Samba, com direito a feijoada e apresentação de ritmistas e passistas
Um passeio e tanto, embalado por cultura para cariocas e turistas. É o que promete o Tour do Samba, que será lançado no próximo sábado (7), numa parceria entre o Museu do Samba e a empresa de turismo Rio Samba Bus.
A atração consiste em um passeio num ônibus no estilo ‘conversível’, sem teto e sem janelas, que sai da Praia de Copacabana com destino ao Museu do Samba, na Mangueira.
No caminho, há duas paradas obrigatórias para entender a cultura afro-brasileira e a história do estilo musical 100% carioca: o Cais do Valongo, na Zona Portuária, e o Sambódromo, palco dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
+ Influenciador Vitor Belarmino é indiciado por homicídio doloso, fuga e omissão de socorro
Ao chegar ao Museu do Samba, os visitantes conferem as exposições interativas sobre a história do gênero e suas grandes personalidades, assistem a uma apresentação de ritmistas e passistas e, ao final, degustam uma feijoada.
A viagem no ônibus panorâmico também conta com guia, passistas, trilha sonora temática, além de um drinque ou uma cerveja. O Tour do Samba tem duração aproximada de 4h30min, com saída às 10h30 do Shopping Cassino Atlântico, na rua Francisco Otaviano s/n, em Copacabana. O ingresso individual custa R$ 190 e o passeio inaugural está à venda no site do Rio Samba Bus.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
“Eu já acalentava há muito tempo esse sonho, porque as pessoas precisam conhecer o samba na essência de suas formas de expressão, incluindo música, dança e gastronomia. Faltava o parceiro ideal, que tivesse a estrutura para essa logística e, ainda, uma visão cultural do turismo. Por meio de nossa conselheira Cátia Medeiros, que é do departamento feminino da Estácio de Sá e empresária, conseguimos chegar ao Rio Samba Bus, uma empresa jovem, inovadora e com DNA carioca”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora e diretora do Museu do Samba. Vale o complemento: ela é neta de Cartola e dona Zica.
+ Homenagem a Aldir Blanc terá aula de Simas e petiscos de Toninho Momo
“É produto inédito, que incentiva o compartilhamento de experiências através da cultura, da música e da história da nossa cidade. O Museu do Samba é uma instituição de referência, por isso acreditamos no sucesso dessa parceria. Trabalhamos para que o turista e o carioca possa tirar o melhor proveito do seu passeio, aliando diversão com uma vivência autêntica e única, bebendo nas fontes nas quais o samba nasceu e se desenvolveu”, acrescenta Jorge Oliveira, sócio da empresa Rio Samba Bus.
A princípio, os passeios acontecem quinzenalmente. A partir de dezembro, com a alta temporada, o tour acontecerá todo sábado. Se houver demanda, mais datas poderão ser abertas no cronograma.