Torneio de nado sincronizado vai definir vagas olímpicas
Cpmetição começa nesta quarta (2), no Parque Aquático Maria Lenk
Uma disputa por vagas olímpicas vai movimentar as piscinas do Parque Aquático Maria Lenk, entre quarta (2) e domingo (6), no Torneio de Qualificação do Nado Sincronizado. A competição é organizada pela Federação Internacional de Natação. O Brasil vai se apresentar sem competir por já ter vaga garantida para os jogos.
+ Os desafios do Rio para ser o centro do mundo durante a Olimpíada
+ Ministro diz que locais da Olimpíada não ficarão ociosos após os Jogos
+ Entorno das arenas olímpicas tem problemas de acessibilidade
O torneio vai reunir atletas de 27 países em competições de dueto e equipe. Serão preenchidas até domingo três vagas para equipes e 16 de duetos. Além do Brasil, que ocupa a vaga das Américas, já estão classificados para a olimpíada na prova de dueto e equipe a Rússia, China, Austrália e Egito. Ucrânia, Japão e Canadá também se classificaram, mas para o dueto.
Apenas sete países têm chances de se classificar para a prova de equipes, enquanto 27 vão brigar pelas vagas de dueto. As apresentações de rotina livre do Brasil serão no fim de semana, às 12 horas de sábado e domingo. Além da equipe do Brasil, haverá uma apresentação do dueto Paineiras-Morumby e da equipe do Flamengo, antes das competições de rotinas livres para testar a bancada de juízes, o placar e o som.
Domínio Russo
O século XXI ainda não viu algum país diferente da Rússia subir ao primeiro lugar do pódio nas olimpíadas. Em Londres, em 2012, a Rússia conquistou as duas medalhas de ouro em jogo, enquanto Espanha e China se revezaram na segunda e terceira colocação no dueto e na equipe. Em 2008, o mesmo ocorreu: a Rússia foi a campeã nas provas de dueto e equipe, e a Espanha ficou com as duas medalhas de prata.
Em 2004, atrás dos russos, vieram os japoneses e os americanos, com a prata e o bronze das duas apresentações, e, em 2000, a Rússia também foi a vencedora das duas medalhas de ouro. A última vitória de outro país foi em 1996, em Atlanta, quando a equipe americana venceu a prova, e a Rússia não ganhou medalha. Naquela época, ainda não havia prova de dueto nos jogos.