Continua após publicidade

Terry Gilliam in Rio: mostra gratuita de filmes do integrante do Monty Phyton abre no CCBB

De 5 a 31 de janeiro, serão exibidos 28 títulos, entre curtas e longas do diretor de Os 12 Macacos e documentários sobre ele

Por Kamille Viola
Atualizado em 7 jan 2022, 17h01 - Publicado em 3 jan 2022, 13h52

Integrante do grupo inglês Monty Python, referência mundial em humor, Terry Gilliam é também um cultuado diretor de cinema. Além do clássico Monty Python e o Cálice Sagrado (1975), sua estreia, ele dirigiu longas emblemáticos como Brazil – o Filme (1985) e Os Doze Macacos (1995), que estão em cartaz na mostra gratuita Terry Gilliam – O Onírico Anarquista, de 5 a 31 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

+ Theatro Municipal terá colônia de férias e oficina de desenho em janeiro

Americano de nascimento e naturalizado inglês, Gilliam criou uma estética própria em seus filmes, com histórias frequentemente surrealistas ou distópicas. A mostra traz 28 títulos, entre longas e curtas assinados pelo diretor, além de documentários de diferentes cineastas sobre ele. Aos trabalhos já citados, somam-se outros filmes de destaque, como Medo e Delírio (1998), O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009) e O Homem Que Matou Dom Quixote (2018).

Compartilhe essa matéria via:

Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, o festival conta também com atividades on-line: uma aula magna, um debate, uma palestra e a exibição de dois filmes com recursos de acessibilidade. A curadoria é do cineasta e crítico Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli. A programação completa está no site do CCBB.

Continua após a publicidade

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Cinema I. Quarta a segunda. De 5 a 31 de janeiro. Retirada de ingressos pelo https://www.eventim.com.br. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.