Continua após publicidade

Shows em Copa, Wakanda in Madureira… A programação 0800 do fim de semana

Agenda tem homenagem a Beth Carvalho, com Diogo Nogueira, Marvvila e Roberta Sá, na praia, além de exposição, peças de teatro, shows e concerto

Por Kamille Viola
Atualizado em 23 Maio 2024, 19h09 - Publicado em 23 Maio 2024, 18h28

Cantando a Gente se Entende

O festival cultural inter-religioso encerra as atividades da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Entre as atrações, o pastor Kleber Lucas, a cantora Rita Benneditto (com seu show Tecnomacumba — 20 Anos de Axé), samba do grupo Vou Pro Sereno com participação do padre Marco Lázaro e o Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita, de Maricá (RJ), da etnia Mbya Guarani. O evento terá ainda cerca de trinta barracas de religiões diversas.

Parque Madureira. Rua Soares Caldeira, 115. Sáb. (25), 10h/20h. Grátis.

Coral Ordinariuzão

Desdobramento do trabalho do grupo vocal Ordinarius, o coral, que surgiu na pandemia, apresenta canções da música brasileira em arranjos originais de Augusto Ordine, que também é diretor musical do grupo. Os cantores reinterpretam clássicos como Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Nada Será Como Antes (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Como Uma Onda (Lulu Santos e Nelson Motta) e Alguém Me Avisou (Dona Ivone Lara).

Centro Cultural Justiça Federa. Av. Rio Branco, 241, Centro. Sex. (24), 19h. Grátis.

Festival Wakanda in Madureira

Criado pelo professor e produtor cultural Jonathan Raymundo e pela escritora, Dandara Barbosa, o evento, que este ano integra o Projeto Sesc Corpo Negro, tem como atrações Sarau Afrosoul, Canto do Batuqueiro, Marcelinho Moreira e convidados, Mestre Dionísio, com seu projeto de mestre-sala e porta-bandeira, além dos DJs Sidaum e Anati. O evento também conta com o Espaço Quilombinho, com atividades infantis, e uma feira de marcas e empreendedores negros.

Continua após a publicidade

Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Madureira. Dom. (26), 14h. Grátis. Retirada de ingressos pelo site do evento.

Mostra do Impossível

Celebrando a arte negra, a mostra da Confraria do Impossível apresenta teatro, dança, performances, exposições, curtas-metragens e oficinas. Entre os destaques, estão as peças Menina Mojubá, na sexta (24), às 20h; O Grande Dia, no sábado (25), às 20h; e Eu-Ana, inspirada no conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo, no domingo (26), às 19h.

Terreiro Contemporâneo. Rua Carlos de Carvalho, 53, Centro. Qui. (23), 18h/21h20. Sex. (24), 18h/21h20. Sáb. (25), 14h/22h. Dom. (26), 15h/21h. Grátis.

Hiromi Nagakura Até a Amazônia com Ailton Krenak

Últimos dias para ver a exposição do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, que tem curadoria de Ailton Krenak e apresenta registros de viagens realizadas pela dupla entre 1993 e 1998, principalmente pela Amazônia. São 160 fotografias inéditas no Brasil. Organizada em ordem cronológica, a mostra conta com imagens dos povos Krikati, Gavião, Ashaninka, Yawanawá, Xavante, Kaxinawá e Yanomami, além de objetos das aldeias visitadas.

CCBB Rio. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. Até segunda (27).

Continua após a publicidade

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

Formada por 28 jovens da rede publico de ensino, com idades entre 13 e 21 anos, a orquestra realiza sua apresentação mensal no Forte de Copacabana, na qual interpreta grandes clássicos e composições menos conhecidas da música brasileira.

Forte de Copacabana. Praça Coronel Eugênio Franco, 1. Sáb. (25), às 18h. Grátis.

Os Prazeres de Heitor, o Mestre-Sala da Pequena África

O espetáculo de teatro musicado da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, que tem direção artística de Ligia Veiga, homenageia Heitor dos Prazeres (1898-1966), cantor, compositor, instrumentista e artista plástico brasileiro que viveu na zona portuária do Rio de Janeiro, então capital federal. Com elenco formado por artistas brincantes sobre pernas de pau e músicos, a obra apresenta o artista multitalentos nascido na Cidade Nova que cunhou o nome África em Miniatura para designar o território da Praça XI à Pedra do Sal, que viria a ser chamado de Pequena África.

Praça da Harmonia, Gamboa. Sáb. (25), 17h. Grátis.

Roda de Santa Rita

Criada por moradoras de Laranjeiras em homenagem à cantora Rita Lee, na morte da cantora, a roda completou um ano apresentando o repertório da Rainha do Rock Brasileiro. Neste domingo (26), ela volta ao local de sua primeira apresentação, a rua General Glicério. A banda é formada por cinco cantoras e seis músicos, que fazem novas versões dos sucessos de Rita, entre eles Agora Só Falta Você, Mania de Você e Nem Luxo, Nem Lixo.

Continua após a publicidade

Rua General Glicério, Laranjeiras. Dom. (26), 16h30/19h. Grátis.

Tim Music Rio

Depois da passagem do Furacão Madonna, a Praia de Copacabana volta a ser palco de shows. Agora, ela recebe a terceira edição do festival, que acontece em dois fins de semana seguidos, começando por este. Neste sábado (25), as atrações são Marina Sena e Baco Exu do Blues. No domingo (26), é a vez do show em homenagem a Beth Carvalho, com Diogo Nogueira, Marvvila e Roberta Sá, além da apresentação de Gloria Groove.

Praia de Copacabana, Posto 4. Sáb. (25) e dom. (26), 16h/20h. Grátis.

Victor Prado Ensemble

Considerado um dos pioneiros da trompa popular no Brasil, Victor Prado, atração do projeto Sextas Instrumentais, atua na cena paulistana há mais de doze anos. No espetáculo Heranças Sonoras, ele entrelaça a música popular brasileira e elementos do jazz e da improvisação, criando novos arranjos para músicas de Moacir Santos (Kathy e April Child), Milton Nascimento (Vera Cruz) e outros, além de apresentar composições próprias. Ele sobe ao palco acompanhado por Joana Saraiva (saxofone e flauta), Lourenço Vasconcellos (bateria e percussão), Glauco Berçot (piano) e Beatriz Lima (baixo elétrico).

Continua após a publicidade

Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (24), 19h. Grátis. Retirada de ingressos pelo site do espaço ou na recepção.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.