Clique e assine por apenas 4,90/mês

Sesc Ginástico homenageia Ferreira Gullar com show e debates

Shoe de Adriana Calcanhotto abre programação gratuita de três dias para celebrar aniversário de 85 anos do escritor e jornalista

Por Redação Veja Rio - Atualizado em 5 dez 2016, 11h48 - Publicado em 28 set 2015, 18h08

Em comemoração so 85 anos do poeta, crítico de arte, jornalista e dramaturgo Ferreira Gullar o Sesc Ginástico preparou uma programação especial de três dias. Na abertura do projeto “Ferreira Gullar – porque a vida não basta”, um show de Adriana Calcanhotto, nesta terça (29), às 19h. No mesmo dia, duas obras do autor serão lançadas, “Toda Poesia” e “O Prazer do Poema: uma antologia pessoal”, além de uma performance da peça inédita especialmente escrita para o projeto: “Um poema cênico para Ferreira Gullar” e um encontro com o autor com a mediação do escritor Antonio Carlos Secchin, que assim como Gullar, também é membro da Academia Brasileira de Letras.

A linguagem inovadora de Ferreira Gullar que conquistou enorme relevância no cenário artístico brasileiro também conduz o segundo dia do evento, quarta (30). Às 19h, começa a programação com exibições de filmes sobre o poeta maranhense, como o curta “Por acaso Gullar”, de Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt e “O canto e a fúria”, documentário de Zelito Viana, além de um debate entre os diretores.

Para encerrar, na quinta (1), a estreia nacional do espetáculo inédito “Um poema cênico para Ferreira Gullar”, na íntegra, com direção de Ana Nero. A montagem, da Cia Delírios Cênicos, é um trabalho de pesquisa sobre a obra do autor, um espetáculo baseado em poemas e crônicas de Gullar, que permite que o público vivencie os sentidos da poesia de José Ribamar Ferreira, que adotou o nome de Ferreira Gullar em 1943, mesmo ano em que passa a se dedicar à poesia e começa sua trajetória como um dos maiores gênios da história da literatura brasileira.

Programação:

Terça (29)

  • 19h – Lançamento dos livros “Toda Poesia”, de Ferreira Gullar, pela editora José Olympio; e “O prazer do poema: uma antologia pessoal”, pela Edições de Janeiro.  
  • 19h30 – Performance de um trecho da peça “Um poema cênico para Ferreira Gullar”, com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes, com direção de Ana Nero.
  • 20h – Encontro com Ferreira Gullar, com mediação de Antonio Carlos Secchin. 21h – Show de Adriana Calcanhotto em homenagem à Ferreira Gullar.

Quarta (30)

  • 19h30 – Performance de um trecho da peça “Um poema cênico para Ferreira Gullar”, com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes, com direção de Ana Nero.
  • 20h – Exibição de filmes sobre o poeta: “Por Acaso Gullar”, curta-documentário dirigido por Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt. Na sequência, “O canto e a fúria”, documentário de Zelito Viana.
  • 21h – Conversa entre os diretores dos filmes, Zelito Viana e Maria Rezende.

Quinta (1º)

  • 19h30 – Estreia nacional do espetáculo “Um poema cênico para Ferreira Gullar”, com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes. Direção: Ana Nero.
  • 21h – Debate com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória, Samya Enes e a diretora Ana Nero.
Continua após a publicidade
Publicidade