Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

De Gambito da Rainha a Mandalorian: as séries mais vistas em 2020

Tramas fantásticas, aterrorizantes e que propõem discussões sociais fizeram sucesso num ano em que o streaming salvou muita gente do tédio

Por Marcela Capobianco Atualizado em 29 dez 2020, 13h11 - Publicado em 29 dez 2020, 13h06

O que seria da humanidade sem as séries, filmes e programas disponíveis nas diversas plataformas de streaming em 2020? A internet foi uma grande aliada de quem pôde ficar em casa para frear o contágio pelo novo coronavírus.

VEJA Rio separou dez séries que foram sucesso de audiência na Netflix, Globoplay, Amazon Prime e Disney+ este ano. Se você ainda não assistiu a alguma, corra para a televisão mais próxima.

La Casa de Papel.

Personagens de La Casa de Papel, vestindo o macacão vermelho, cercam o personagem Professor
La Casa de Papel, destaque da Netflix: quarta temporada da série espanhola fez sucesso em 2020 Netflix/Reprodução

Um grupo de nove ladrões, liderados por um misterioso Professor, prepara o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha, com o objetivo de fabricar o próprio dinheiro em quantidades incalculáveis. Quando o roubo finalmente dá certo, cada membro da quadrilha se esconde em um lugar do mundo, mas quando um deles fica em apuro, o grupo precisa se reencontrar.

Plataforma: Netflix

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

O Gambito da Rainha.

Baseado no livro homônimo de Walter Tevis, a série acompanha a jovem órfã Beth Harmon que, ainda criança, aprende a jogar xadrez e se mostra um prodígio no jogo. Beth, no entanto, precisa lidar com a família adotiva, o vício em tranquilizantes e o ambiente extremamente sexista do xadrez. A história se passa na década de 60 e a direção de arte é um dos pontos altos da produção.

Plataforma: Netflix

Ozark.

Personagens de Ozark olham para a câmera num ambiente inóspito, em tons escuros
Ozark: atmosfera tensa e misteriosa que conquistou milhões de fãs Netflix/Divulgação

Ozark é uma daquelas séries em que o espectador começa a assistir e, imediatamente, sente necessidade maratonar os episódios. A história que envolve drama e suspense é estrelada por Jason Bateman e Laura Linney. Ao se mudar para os arredores do lago de Ozark, a família percebe que a única atividade que dá dinheiro por aquelas bandas é a lavagem do dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Plataforma: Netflix

+ Rafael Portugal e 4 Amigos farão minitemporadas no Rio em janeiro

The Umbrella Academy.

Sensação entre crianças e adolescentes, a série, adaptada de uma história em quadrinhos, encanta por conter elementos fantásticos. Em 1989, 43 mulheres ao redor do mundo dão à luz simultaneamente, apesar de nenhuma delas mostrar qualquer sinal de gravidez até o início do trabalho de parto. Sete dessas crianças são adotadas por um excêntrico bilionário, que as transforma numa equipe de super-heróis. Após a morte do pai, os irmãos se reencontram e precisam se unir novamente para salvar o mundo.

Plataforma: Netflix

+ Acusado de corrupção na saúde, Witzel sequer consultou área técnica para fazer licitações

A Maldição da Mansão Bly.

Continuação da icônica A Maldição da Residẽncia Hill, a trama acompanha uma jovem governanta cuja missão é cuidar dos sobrinhos de um homem rico. Ao se estabelecer na propriedade, ela começa a ver assombrações. A temporada é baseada no livro de Henry James.

Continua após a publicidade

Plataforma: Netflix

Bom Dia, Verônica.

Personagens de Camila Morgado e Tainá Muller conversam em frente a um paredão de pedra
Bom Dia, Verônica: trama policial une intricados mistérios a feminicídio Netflix/Reprodução

Também baseada em livro, a série brasileira foi um grande sucesso não só no país, mas em várias partes do mundo. Na história desenvolvida por Raphael Montes e Ilana Casoy, uma destemida escrivã da Polícia Civil tenta decifrar um caso de assassinatos em série, prender um golpista que se aproveita de mulheres carentes e, ainda por cima, lidar com seus próprios demônios.

Plataforma: Netflix

The Mandalorian.

O spin-off da franquia Star Wars começou a ser desenvolvido por George Lucas em 2009, mas o projeto foi considerado caro demais. Após vender a produtora Lucasfilm para a Disney, a ideia voltou a ganhar corpo e a série pôde estrear no serviço Disney +, que chegou ao Brasil em novembro. Criada por Jon Favreau, Mandalorian começa alguns anos depois do filme O Retorno do Jedi (Star Wars: Episódio VI), e mostra um caçador de recompensas que atua nos limites da Nova República.

Plataforma: Disney+

Sob Pressão – Plantão Covid.

Personagens de Julio Andrade e Marjorie Estiano se abraçam. Ele está de máscara de oxigênio, num leito de UTI
Sob Pressão – Plantão Covid: nova temporada da série da Globo se passa em um hospital de campanha e protagonista é acometido pela doença Globoplay/Divulgação

A série médica da TV Globo e do Globoplay já era um sucesso, mas se superou ao homenagear os profissionais da saúde na linha de frente do combate à Covid-19. A temporada lançada este ano transfere Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) para um hospital de campanha. Ele é infectado e fica entre a vida e a morte.

Plataforma: Globoplay

As Five.

Derivada da temporada de Malhação Viva a Diferença – que foi ao ar entre 2017 e 2018 – a série de Cao Hamburger volta a mostrar a vida das amigas Keyla, Ellen, Lica, Tina e Benê. Após anos sem se ver, elas se reencontram e precisam encarar a vida adulta. Todas estão às voltas com conflitos de naturezas distintas, embora comuns a uma geração descrente com a economia, a política e o amor.

Plataforma: Globoplay

+ Galvão Bueno sobre Neymar “Agindo de forma absurda”

Little Fires Everywhere.

Kerry Washington e Reese Whiterspoon no cenário da série
Little fires Everywhere: discussões sobre racismo, maternidade, sinceridade e amor Reprodução/Internet

Mais uma série cuja história descende de um livro, Little Fires Everywhere pode parecer, à primeira vista, um típico conflito social. No entanto, a história tem várias camadas. Elena Richardson (Reese Witherspoon) comanda uma “família perfeita”, a não ser pela filha caçula, ovelha negra, numa cidadezinha de Ohio. A vida dela vira de cabeça para baixo com a chegada de Mia (Kerry Washington) e sua filha, Pearl (Lexi Underwood). Negras e nômades e de classe social inferior, as duas vão morar numa casa que pertence à família Richardson e diversos conflitos começam entre elas.

Plataforma: Amazon Prime

Continua após a publicidade
Publicidade