Dá samba: encontro de mulheres no Renascença e a volta da Feira das Yabás em Oswaldo Cruz
Alcione é homenageada no evento no Andaraí sábado (11), enquanto a Praça Paulo da Portela recebe as receitas das "tias" da região domingo (12)
O samba dá o tom no fim de semana, em dois eventos para bamba nenhum botar defeito. No sábado (11), o 4° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba vai reunir mais de 130 mulheres, entre cantoras, compositoras, produtoras e instrumentistas no Renascença. Tia Surica, da Portela, e a cantora, compositora e instrumentista Nilze Carvalho são as convidadas especiais. Alcione é a homenageada desta edição.
+ Escritores lançam livros sobre temas ambientais na Junta Local
A abertura fica a cargo da DJ Bieta. Em seguida, Nilce Fran (passista premiada da Portela) ministra uma oficina de samba no pé. Organizado pela cantora Dorina, que também se apresenta, o evento acontece ao mesmo tempo em 27 cidades do Brasil e dez no exterior. Às 17h, todas as rodas vão interpretar simultaneamente Não Deixe o Samba Morrer, um dos maiores sucessos da carreira da Marrom, com exibição pelo perfil de Facebook Mulheres na Roda de Samba.
+ Festival de música e arquitetura leva concertos a construções históricas da cidade
E o domingo (12) marca a volta das Feiras das Yabás, depois de quase dois anos. O evento reúne o samba e a gastronomia negra carioca, com receitas preparadas pelas “tias” da região. São 16 barracas, como a do mocotó da Tia Surica, da Portela, a rabada com batata da Dona Neném, a galinha com quiabo da Rosimeri Cruz e a vaca atolada da Tia Natércia e da Sueli.
+ Exposição revisita vida e obra de Clarice Lispector pelo centenário da escritora
A parte musical do evento tem início com jovens da nova geração da vizinhança, escolhidos por Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador da feira. Eles vão fazer uma viagem no tempo, revivendo os conjuntos regionais do choro, que tocavam em bailes nas festas das casas suburbanas. Na sequência, Marquinhos comanda uma roda de samba que faz um passeio por comunidades com tradição no samba na cidade: o Estácio será interpretado por Márcio Wanderlei; a Mangueira, por Nina Rosa; a Serrinha, por Lazir Sinval, e Oswaldo Cruz, é claro, pelo anfitrião, que recebe um convidado especial da Grande Madureira, o Maestro Rildo Hora.
Clube Renascença. Rua Barão de São Francisco, 54, Andaraí. Sáb. (11), 14h. R$ 15,00 (com um kit de higiene para mulher) a R$ 30,00. Praça Paulo da Portela, s/nº, Oswaldo Cruz. Dom. (12), 13h. Grátis.