Continua após publicidade

Samba e Carnaval são tema de dois eventos no Rio com entrada gratuita

Desenrolando a Serpentina aporta no MAR com bate-papos e shows; já a Casa Sambabook ocupa a Cidade das Artes com oficinas, palestras e rodas de samba

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 set 2024, 15h45
“As pessoas não imaginam que um sambista goste de ópera”: disco premiado com Grammy Latino
Martinho da Vila: sambista é um dos homenageados da mostra imersiva do projeto Casa Sambabook, que ocupa a Cidade das Artes (MIRO/Divulgação)
Continua após publicidade

Desenrolando a Serpentina

Organizado pela liga de blocos Sebastiana, o evento sobre o Carnaval chega à 18ª edição. Serão dois dias de bate-papos, com 29 especialistas no auditório, além de shows. Na sexta (6), acontecem a mesa de abertura (10h) e os debates Desafios e Soluções para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro (11h); Mulheres no Carnaval: Protagonismo e Liderança  (14h) e Carnaval, Cultura e Mercado: O Carnaval Como Manifestação da Cultura Nacional ou Produto da Indústria Cultural (16h). No sábado (7), os debates são O Ecossistema da Música em Território de Carnaval (14h) e Carnaval: Direito à Folia e a Experiência de Cidade (16h30), e ainda acontecem apresentações musicais nos pilotis, com o grupo Casuarina (19h), o bloco Fogo & Paixão (20h30) e a DJ Cris Panttoja (18h).

Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sex. (6), 10h. Sáb. (7), 14h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:

Casa Sambabook

O projeto de tributos realiza um evento em tributo ao gênero musical, com diversas atrações gratuitas. Haverá uma exposição imersiva com vídeos, entrevistas e fotos dos homenageados das cinco edições do Sambabook (João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão); oficinas com músicos do samba e com professores da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus; palestras com escritores, jornalistas e historiadores; rodas de samba e o Bethquim, bar criado em tributo à próxima celebrada pelo projeto, Beth Carvalho. O espaço terá um cardápio desenvolvido pela cantora e chef Lu Carvalho, sobrinha de Beth. Entre as atrações, a oficina O Sopro no Samba (14h30), a palestra Planejamento Estratégico Para Novos Artistas do Samba (16h) e show com o grupo O Roda (19h), no sábado (7); oficina de dança com Carol Vilanova (14h30), a palestra Beth Carvalho: a Artista Que Revolucionou o Samba (16h) e a roda de samba de Marina Iris (18h). Programação completa no site do evento.

Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra. Sáb. (7) e dom. (8) e 13 a 15 de setembro, 14h30. Grátis. É preciso retirar o ingresso pelo Sympla.

Continua após a publicidade

+ Como vai funcionar o Tour do Samba, passeio de Copacabana à Mangueira

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.