Samba e Carnaval são tema de dois eventos no Rio com entrada gratuita
Desenrolando a Serpentina aporta no MAR com bate-papos e shows; já a Casa Sambabook ocupa a Cidade das Artes com oficinas, palestras e rodas de samba
Desenrolando a Serpentina
Organizado pela liga de blocos Sebastiana, o evento sobre o Carnaval chega à 18ª edição. Serão dois dias de bate-papos, com 29 especialistas no auditório, além de shows. Na sexta (6), acontecem a mesa de abertura (10h) e os debates Desafios e Soluções para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro (11h); Mulheres no Carnaval: Protagonismo e Liderança (14h) e Carnaval, Cultura e Mercado: O Carnaval Como Manifestação da Cultura Nacional ou Produto da Indústria Cultural (16h). No sábado (7), os debates são O Ecossistema da Música em Território de Carnaval (14h) e Carnaval: Direito à Folia e a Experiência de Cidade (16h30), e ainda acontecem apresentações musicais nos pilotis, com o grupo Casuarina (19h), o bloco Fogo & Paixão (20h30) e a DJ Cris Panttoja (18h).
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sex. (6), 10h. Sáb. (7), 14h. Grátis.
Casa Sambabook
O projeto de tributos realiza um evento em tributo ao gênero musical, com diversas atrações gratuitas. Haverá uma exposição imersiva com vídeos, entrevistas e fotos dos homenageados das cinco edições do Sambabook (João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão); oficinas com músicos do samba e com professores da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus; palestras com escritores, jornalistas e historiadores; rodas de samba e o Bethquim, bar criado em tributo à próxima celebrada pelo projeto, Beth Carvalho. O espaço terá um cardápio desenvolvido pela cantora e chef Lu Carvalho, sobrinha de Beth. Entre as atrações, a oficina O Sopro no Samba (14h30), a palestra Planejamento Estratégico Para Novos Artistas do Samba (16h) e show com o grupo O Roda (19h), no sábado (7); oficina de dança com Carol Vilanova (14h30), a palestra Beth Carvalho: a Artista Que Revolucionou o Samba (16h) e a roda de samba de Marina Iris (18h). Programação completa no site do evento.
Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra. Sáb. (7) e dom. (8) e 13 a 15 de setembro, 14h30. Grátis. É preciso retirar o ingresso pelo Sympla.
+ Como vai funcionar o Tour do Samba, passeio de Copacabana à Mangueira
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Bom apetite! Uma lista de mais de 180 restaurantes para conhecer no Rio